Polícia Civil abre inquérito para apurar mortes de animais em União dos Palmares

O delegado Edberg Sobral informou que designou equipes que devem ir às ruas para buscar provas dos crimes.

Cão e gato encontrados mortos com sinais de envenenamento na antiga estação ferroviária | © Reprodução

Cão e gato encontrados mortos com sinais de envenenamento na antiga estação ferroviária | © Reprodução

O titular da 11ª Delegacia Regional de Polícia (11ª DRP), Edberg Sobral de Oliveira, informou que abriu inquérito, nesta quarta-feira (6/4), para apurar as mortes de cães e gatos em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas. Diversos casos vêm sendo registrados desde o início do ano.

“Até o momento não recebi nenhuma denúncia formal ou com abertura de Boletim de Ocorrência, mas já tomei conhecimento das mortes de vários animais e já abrimos inquérito para investigar. O culpado ou os culpados têm que pagar por esses crimes”, disse a autoridade policial.

Edberg informou ainda que designou equipes que devem ir às ruas para buscar provas dos crimes e pediu para que os moradores que tiveram seus animais mortos procurem a delegacia para formalizar queixa. Qualquer informação também pode ser repassada através do Disque Denúncia (181).

Os moradores relatam que, nos últimos dias, mais de dez animais apareceram mortos na antiga estação ferroviária, com sinais de envenenamento. Eles também denunciam que cães de rua estão aparecendo com ferimentos graves, possivelmente provocados por arma branca.

Através de uma publicação nas redes sociais, uma mulher relatou que um homem está praticando os ataques. Inclusive, há relatos de pelo menos três casos ocorridos na cidade. Em um deles, nesta semana, um cão sobreviveu por muito pouco após ser esfaqueado [como mostra a foto abaixo].

No Brasil, maltratar um animal é crime previsto em lei. A pena para quem for condenado vai de 2 a 5 anos de prisão, além do pagamento de multa e inclusão do nome no registro de antecedente criminal. A denúncia pode ser feita nas delegacias comuns ou nas especializadas em meio ambiente ou animais.

Cachorro ferido nas costas | © Reprodução