Petrônio Lima faz apelo e pede que testes da Covid-19 sejam realizados em agentes penitenciários

De acordo com o presidente da Sindapen/AL, policiais penais estão afastados e não conseguem realizar o teste de Covid-19 por falta de atendimento

Presidente do Sindapen/AL Petrônio Lima — © Reprodução

Presidente do Sindapen/AL Petrônio Lima — © Reprodução

O presidente do Sindicato de Policiais Penais de Alagoas (Sindapen/AL), Petrônio Lima, divulgou um vídeo na rede social falando a respeito da dificuldade que os agentes penitenciários alagoanos estão enfrentando nesse período de isolamento social.

De acordo com Petrônio, o sistema prisional do estado ainda não apresentou nenhum suspeito com Covid-19 em sua carceragem. Segundo ele, alguns detentos estão em quarentena afastados dos demais. No entanto, ele afirma que existe vários policiais afastado de seus respectivos cargos, e outros já foram confirmados com o vírus.

“Não sei se isso pode ser considerado uma denúncia, mas gostaria aqui de dizer que é um absurdo, nós sabemos que os policiais penais não tem direito ao isolamento social. É uma das categorias que está de ponta de lança, nós estamos lá frente a frente no combate ao vírus.”

No vídeo publicado na rede social da Sindapen/AL, o presidente da categoria relata que dez policiais penais foram ao Ginásio do SESI na semana passada, para realizar o teste que identifica o Covid-19. Mas não conseguiram ser atendidos, mesmo após terem aguardado mais de 8h.

“Isso é um desrespeito, no mínimo por parte do estado com a categoria que está na linha de frente, para manter a ordem e a disciplina dentro do sistema prisional e, a paz na sociedade”, disse. Um de seu apelos é que o Governo Estadual envie os testes para que os agentes penitenciários possam realiza-los dentro do sistema prisional.