Operação para coibir caça ilegal apreende armas em União dos Palmares

Uma pessoa foi detida, e ainda foram apreendidos munições e cartuchos. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil da cidade.

Material apreendido pelo BPA durante Operação Curupira, em União dos Palmares | © PMAL

Material apreendido pelo BPA durante Operação Curupira, em União dos Palmares | © PMAL

Um jovem, que não teve a identidade revelada, foi detido durante uma operação para coibir a caça ilegal de animais silvestres em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, realizada entre o domingo (07/11) e a manhã desta segunda (8).

A ação foi mais uma etapa da Operação Curupira, desenvolvida pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Na Fazenda Santa Maria, a fiscalização apreendeu: duas espingardas calibre 12, um rifle calibre 22, um revólver calibre 22, uma espingarda de pressão, uma munição intacta calibre 38, uma munição intacta calibre 22, dois cartuchos calibre 22 e 13 cartuchos calibre 32.

O alvo inicial, informado por meio de denúncia anônima, era um jovem. Ele foi localizado e abordado, e informou que trabalhava realizando reparos em armamentos. Parte das armas estava em sua residência e na casa de seu pai, que fica no mesmo terreno.

Já nos arredores do imóvel havia uma oficina onde o suspeito realizava os reparos e mais itens foram encontrados pelas equipes fiscalizadoras. O indivíduo foi detido e conduzido à delegacia para adoção das providências legais cabíveis.

Na mesma região rural, nas imediações da Fazenda Serrana, a guarnição avistou outro um indivíduo. Ao perceber a viatura, o homem abandonou uma mochila e empreendeu fuga pela vegetação densa.

Apesar das buscas, ele não foi encontrado. Porém, no interior da mochila, os policiais encontraram uma espingarda artesanal do tipo soca tempero. O material foi apresentado à Polícia judiciária.

Operação Curupira

Com ações frequentes ao longo do ano, o nome da operação tem relação direta com a figura lendária do folclore brasileiro de um menino, conhecido por ter os pés virados para trás, que além de ser o protetor das florestas, castiga aqueles que tentam fazer mal à fauna e à flora.

Material apreendido pelo BPA durante Operação Curupira, em União dos Palmares | © PMAL