Força policial cumpre ordem de reintegração de posse na Usina Laginha

A operação ocorreu na manhã desta quarta-feira (14/12), na Massa Falida da Usina Laginha, em União dos Palmares.

Viaturas da Polícia Militar | © Oziel Nascimento/BR104

Viaturas da Polícia Militar | © Oziel Nascimento/BR104

Na manhã desta quarta-feira (14/12), uma operação policial conjunta com as Polícias Militar e Civil cumpriu uma ordem judicial de reintegração de posse, na Massa Falida da Usina Laginha, em União dos Palmares, interior de Alagoas.

A ordem foi expedida para retirar algumas pessoas que invadiram as terras da Usina e estavam usufruindo do local de forma ilegal, criando até cabeças de gado.

Dezenas de viaturas foram empregadas na operação. Além disso, um helicóptero foi utilizado para o auxílio aéreo. Como forma de prevenção, um trator também foi utilizado na ação policial para atuar em caso de alguns invasores insistirem em permanecer no local.

A reintegração de posse é a ação judicial cabível contra o esbulho, que nada mais é do que a perda total da posse por uso de violência, de forma clandestina ou precária.

De acordo com o coronel Fortes, do 2º Batalhão de Polícia Militar, as pessoas já haviam sido notificadas para se retirarem do local, mas o prazo foi esgotado e, por isso, foi necessária a intervenção do poder público, para o cumprimento da ordem judicial.

Na operação, foram encontradas várias munições em uma guarita na casa onde o empresário João Lyra morava, e que agora está em posse do seu filho, Guilherme Lyra. Essas munições pertencem, ao que parece ser, dos invasores que estavam residindo de forma irregular na residência.