Alvo de uma tentativa de furto ocorrida na madrugada desta sexta-feira (25/6), a estátua do poeta e escritor palmarino Jorge de Lima foi recolocada em seu lugar de origem na Praça Sinimbú, no Centro de Maceió, ainda no final da tarde de ontem.
O monumento foi recolhido por equipes da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e, de acordo com a presidente da Fundação Municipal de Ação e Cultura (FMAC), Mirian Monte, ele passou por reparos antes de ser recolocado.
“Estamos devolvendo à sociedade esse patrimônio. Precisamos cuidar das nossas memórias e conscientizar a população da importância de preservar nosso patrimônio cultural. Nós vamos trabalhar diuturnamente por essa conscientização”, afirmou Mirian.
Agentes da Semecs fizeram os primeiros levantamentos no local, buscando imagens de câmeras de segurança da região e colhendo depoimentos de moradores. Informações preliminares apontam que um grupo de pessoas foi visto ao redor do monumento, que estava a alguns metros do local em que deveria estar.
O caso está sendo encaminhado para a Polícia Civil. A Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social de Maceió reforça que a população pode denunciar casos de furtos de bens públicos ligando para (82) 3312-5270. O atendimento é de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 14h.