Crueldade: Moradores denunciam ataques contra cães de rua em União dos Palmares

Diversos animais, especificamente cães de rua, estão aparecendo com ferimentos graves, possivelmente provocados por arma branca.

Cachorro ferido nas costas | © Reprodução

Cachorro ferido nas costas | © Reprodução

Neste mês, é promovida a campanha mundial de combate à crueldade contra os animais. O “Abril Laranja” foi criado em 2006 pela Sociedade Americana, para a Prevenção da Crueldade contra Animais (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals, em inglês).

Entretanto, no mês dedicado à campanha contra esse tipo de violência, moradores de União dos Palmares, município da Zona da Mata de Alagoas, denunciam que diversos animais, especificamente cães de rua, estão aparecendo com ferimentos graves, possivelmente provocados por arma branca.

Através de uma publicação nas redes sociais, uma mulher relatou que um homem está praticando os ataques. Inclusive, há relatos de pelo menos três casos ocorridos na cidade. Em um deles, nesta semana, um cão sobreviveu por muito pouco após ser esfaqueado [como mostra a foto acima].

“Gente estou horrorizada. Tem um louco, um criminoso na cidade furando os pets que vivem na rua. Já soube de pelo menos três casos. Se vocês souberem quem é, vamos denunciá-lo”, escreveu ela, pedindo ainda que o caso seja investigado pelas autoridades policiais para que o suspeito seja preso.

No Brasil, maltratar um animal é crime previsto em lei. A pena para quem for condenado vai de 2 a 5 anos de prisão, além do pagamento de multa e inclusão do nome no registro de antecedente criminal. A denúncia pode ser feita nas delegacias comuns ou nas especializadas em meio-ambiente ou animais.

Vale ressaltar que, maus-tratos não se categoriza apenas pela violência física contra os animais, mas também manter o animal preso de formas inadequadas, desprotegido contra sol, chuva e frio, não prover alimentação ao animal, submetê-lo a tarefas exaustivas, expor animais a situações que possam causar pânico ou estresse, captura e venda de animais silvestres e exóticos, o abandono de animais domésticos, entre outros.