Com promessa de cura, líder espiritual abusava sexualmente de mulheres durante rituais

O suspeito foi preso nesta terça-feira (30) e deve responder por violação sexual mediante fraude, importunação sexual e assédio sexual.

Abusos teriam ocorrido na casa do líder espiritual, que atuava há mais de 30 anos em Maringá | © Divulgação/Polícia Civil

Abusos teriam ocorrido na casa do líder espiritual, que atuava há mais de 30 anos em Maringá | © Divulgação/Polícia Civil

Em Maringá, no Norte do Paraná, um mestre de capoeira e líder espiritual foi preso nesta terça-feira (30/11), suspeito de manter relações sexuais com promessa de cura. Ele deve responder por violação sexual mediante fraude, importunação sexual e assédio sexual.

De acordo com o delegado Rodolfo Vieira, responsável pelo caso, o suspeito se aproveitava da condição de autoridade espiritual e da vulnerabilidade das vítimas, seja por idade, classe social ou por dificuldade momentânea, como problema de saúde, para cometer o crime.

“Ele falava que a única forma de superar esses problemas seria mediante a submissão e conjunção carnal com ele, de maneira desprotegida. Ele se intitulava como ‘Mestre de Ventre’ e afirmava que iria curar as vítimas, alegando que era preciso ‘trocar energia’”, explicou o delegado.

Sete mulheres, entre elas uma adolescente, já foram ouvidas pela polícia. Conforme as investigações, os abusos ocorriam durante rituais, que duravam horas, em salas reservadas, nos fundos da casa do líder espiritual. E ainda durante banhos terapêuticos, que eram indicados de formas diferentes para homens e mulheres.

Rodolfo contou ainda que existem indícios que o suspeito tenha um histórico de crimes sexuais. “Esse indivíduo já atua profissionalmente em Maringá há mais de 30 anos. Uma das vítimas que foi identificada, o fato aconteceu 15 anos atrás. Então, infelizmente existe a possibilidade de outras vítimas”.