BPA apreende arma e prende homem durante Operação Curupira, em Murici

Suspeito de 48 anos foi preso e levado à 11ª DRP, em União dos Palmares. Um pássaro silvestre foi encontrado em uma gaiola e depois levado para o Cetas/Ibama.

Material apreendido pelo BPA durante ação conjunta com IMA e ICMBio em Murici — © Assessoria

Material apreendido pelo BPA durante ação conjunta com IMA e ICMBio em Murici — © Assessoria

Uma operação conjunta entre o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) resultou na prisão de um homem e na apreensão de uma arma de fogo, além dos materiais de caça.

Realizada durante todo este domingo (07/02), a Operação Curupira – figura lendária e protetora das matas – teve como objetivo coibir crimes ambientais na Área de Proteção Ambiental (APA) e Estação Ecológica da cidade de Murici, na Zona da Mata Alagoana.

As equipes realizavam uma incursão na mata e, quando chegaram na área adjacente ao Povoado Dom Helder, se depararam com uma gaiola pendurada no alpendre de uma casa com um Papa-capim. Na busca domiciliar, foi encontrada uma espingarda e sete munições de calibre 28, um tatu abatido, uma tatuzeira e chumbo para cano de espera.

No local, os policiais encontraram uma mulher, que informou que o material pertencia ao seu esposo, de 48 anos, e indicou o lugar onde ele estaria. Após conseguirem encontrá-lo, o homem assumiu ser realmente o dono dos objetos, que foram apreendidos.

Ele foi então encaminhado à 11ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), em União dos Palmares, para a realização dos procedimentos cabíveis. O IMA procedeu com o auto de infração e o pássaro silvestre foi encaminhado ao ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama.

Ação do BPA aconteceu em área da APA de Murici — © Assessoria