
Um bebê brasileiro de apenas 1 ano e 4 meses, vítima de tráfico internacional de pessoas, foi resgatado e repatriado ao Brasil nesta segunda-feira (24) pela Polícia Federal (PF). Segundo as investigações, a criança foi levada ainda recém-nascida para Portugal no final de 2023, com documentos falsos.
A investigação policial teve início na Delegacia da Polícia Federal em Campinas, com o objetivo de desmantelar uma rede de tráfico internacional de recém-nascidos com destino à Europa.
Durante o processo, diversos órgãos públicos e entidades privadas do Brasil e de Portugal colaboraram para garantir a segurança da criança e sua devolução ao país de origem.
Com a ação conjunta entre a Polícia Federal brasileira e a Polícia Judiciária de Portugal, o bebê foi localizado e colocado sob os cuidados dos órgãos de Assistência Social portugueses.
Em seguida, ele foi encaminhado para uma família acolhedora, onde permaneceu até a confirmação de que não se tratava de uma criança portuguesa.
Após a confirmação da identidade da criança, uma ordem judicial portuguesa foi expedida reconhecendo a necessidade de repatriação.
De volta ao Brasil, o bebê foi entregue aos cuidados de uma instituição local especializada em acolhimento familiar.