Batalhão Ambiental apreende 55 pássaros silvestres em cativeiro em Murici

Animais foram encontrados dentro de gaiolas. O dono tive que assinar termo circunstanciado de ocorrência

Mais de 50 aves silvestres foram apreendidas pelo BPA em Murici — © BPA

Mais de 50 aves silvestres foram apreendidas pelo BPA em Murici — © BPA

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreendeu 55 pássaros silvestres nessa quarta-feira (09/09), no conjunto Olavo Calheiros II, em Murici. O BPA explicou que houve crime ambiental por manter em cativeiro e expor à venda espécimes da fauna silvestre sem autorização do órgão competente.

A equipe se dirigiu até uma residência na quadra “E” após receber uma denúncia anônima. Ao chegar no local, foi realizada a busca domiciliar e constatado o fato. No imóvel, foram encontrados 27 papa-capins e 23 canários-da-terra, 2 sabiás, 2 curiós e 1 Craúna, que estavam em gaiolas.

À polícia, o proprietário da residência confessou que teria contrabandeado os pássaros, que advieram do estado do Mato Grosso. Ele também afirmou sobre a revenda de alguns dos animais. Diante da situação, o homem foi conduzido à 9ª DRP, em Viçosa, para a realização dos procedimentos cabíveis.

Junto à Polícia Judiciária, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime ambiental. Em seguida, o acusado foi liberado conforme a legislação vigente. Já as aves foram levadas ao Centro de Triagem do Ibama, localizado na sede do órgão no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió.

Mais de 50 aves silvestres foram apreendidas pelo BPA em Murici — © BPA