Agentes são ameaçados com facão durante ação contra crimes ambientais em União

Com o suspeito, a polícia encontrou duas espingardas calibre 16; dez munições do mesmo calibre (sendo uma deflagrada); uma espingarda de chumbo 5.5; uma ave Maracanã; uma carcaça de preá e um facão.

Material apreendido em mais uma etapa da Operação Curupira, em União dos Palmares — © Cortesia

Material apreendido em mais uma etapa da Operação Curupira, em União dos Palmares — © Cortesia

Um homem foi preso após utilizar um facão para ameaçar militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), durante mais uma etapa da Operação Curupira, realizada nesta terça-feira (09/02), no Povoado Muquém III, na zona rural do município de União dos Palmares.

As ações que vêm sendo realizadas de forma conjunta, com integrantes do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), têm o objetivo de coibir a prática de crimes ambientais.

A guarnição recebeu uma denúncia sobre um indivíduo que seria caçador e, possivelmente, mantinha em sua casa animais silvestres abatidos e armas de fogo. Ao chegar no local, a polícia foi recebida com agressividade: o homem utilizou um facão para ameaçar os agentes do ICMBio, mas foi contido pela guarnição.

Logo na entrada do imóvel, foi encontrada uma mochila contendo uma espingarda, munições e material de acampamento. Já no interior da residência, mediante a devida autorização, a busca foi continuada. Entretanto, houve resistência em abrir a porta de um quarto: em seu interior havia mais uma espingarda.

Dentro da casa, foram encontrados ainda uma ave em cativeiro e um animal abatido (preá). Como o suspeito fez repetidas ameaças, e a agressividade representava ameaça à integridade dos agentes e do próprio indivíduo, foi necessário o emprego de algemas na condução.

O autor foi levado à base da Polícia Federal no bairro de Jaraguá, em Maceió, para os procedimentos cabíveis. O resumo da apreensão foi: duas espingardas calibre 16; dez munições do mesmo calibre (sendo uma deflagrada); uma espingarda de chumbo 5.5; uma ave Maracanã; uma carcaça de preá e um facão.

Base da Polícia Federal (PF) no Jaraguá, em Maceió — © G1