O que fazer se você for picado por uma cobra? Especialista explica

Esse foi um dos temas da entrevista desta semana no Blackout Podcast.

Diego Salles no Blackout Podcast

Diego Salles no Blackout Podcast

O Blackout Podcast desta semana conversou com Diego Sales, que é especialista em répteis e uma das principais autoridades em Alagoas sobre o assunto.

Questionado sobre o quê um indivíduo deve fazer, se for picado por uma cobra, ele explicou:

“Em caso de acidente, seja lá com qual cobra for, a gente aconselha que a primeira coisa que tem que fazer, é manter a calma, porque se for o caso de ser uma serpente peçonhenta, a adrenalina vai fazer [o coração] bombear mais sangue. Com isso, o veneno vai bombear mais rápido para o teu organismo, então é manter a calma. Se for na mão [a picada] é manter a mão elevada, se for no pé, manter o pé elevado, pra quando for transportar”, explicou.

Sobre a possibilidade de se fazer um torniquete, Sales disse que isso jamais deverá ser feito.

“Tu pensa comigo: foi picado na região, na mão do cara, aí tu vai lá amarrar aquilo dali, a mão do maluco, aquilo dali, tipo, o veneno vai ficar só preso naquela região ali. Então assim, digamos que seja uma jararaca, por exemplo, que tem bastante por aqui também, é um bicho que ele necrosa a picada dele faz com que necrose o local da picada. Se tu prender ali, o risco de tu perder a mão é muito mais rápido”, disse Diego.

Assista o corte deste trecho da entrevista: