Encontro nacional do Google discute inovação na Educação em Pilar

O evento aconteceu nesta terça-feira (8/03) e contou com a parceira do Google for Education, a GetEdu.

Prefeito de Pilar, Renato Filho - © Alyson Santos

Prefeito de Pilar, Renato Filho - © Alyson Santos

A Prefeitura de Pilar realizou, nesta terça-feira (8/03), um encontro com a GetEdu, parceira oficial do Google for Education, onde os principais temas discutidos foram as inovações utilizadas pela gestão na Educação do município durante a pandemia do novo coronavírus.

O prefeito Renato Filho (MDB) destacou a importância dos investimentos aplicados na educação e, consequentemente, a capacitação dos educadores da cidade.

– Já fizemos vários pontos de inovação e hoje nós temos aqui o Google for Education, que foi uma parceria feita com o Google, lá em 2019, para que pudéssemos com a esperteza deles, com chromebooks e internet ter uma educação mais tecnológica – disse Renato Filho.

Para o gestor, as inovações implantadas no Pilar contribuíram para a permanência de alunos inscritos na rede pública durante a pandemia da Covid-19. Ele salienta que, enquanto a evasão escolar aumentava no Brasil, durante esse período pandêmico, o município mantinha seus alunos conectados e disciplinados.

– Aqui a gente está totalmente fora da realidade do Brasil. Enquanto a gente viu 30% da evasão escolar em alguns locais do país, no Pilar nós tivemos o inverso, nós tivemos 40% a mais de alunos inscritos na rede municipal – disse o prefeito.

Para Daniel Garrido, fundador e diretor comercial da GetEdu, o ponto principal é trazer oportunidades para os educadores de Pilar conhecerem as ferramentas, para que as reuniões de pautas e planejamentos de aula possam acontecer da melhor forma possível.

– Pilar optou por ter um parceiro oficial do Google for Education, que somos nós do GetEdu, para que diminua essa curva de aprendizagem, para que tanto técnicos quanto os educadores pudessem utilizar a plataforma Google Workspace for Education da melhor forma possível – disse Garrido.

Para a representante do Google, Marici Marchini, o que mais chamou a atenção foi a ousadia da gestão municipal em fazer uma parceria antes mesmo de ser cogitada uma questão de isolamento social devido à pandemia no país.

– Eles já pensavam em fazer a diferença, desenvolver essas competências que muitos dizem do século XXI, mas eu gosto de dizer que são competência para a vida, né? – ressalta Marchini.