Pernambuco

Secretária de Saúde de Cupira é convocada para dar explicações aos vereadores

O vereador José Edvan (PP) foi o autor do requerimento. As indagações giram em torno do plano de vacinação contra a Covid-19 e de outras medidas sanitárias.

Publicado: | Atualizado em 12/08/2021 12:52


Gestora deve explicar questões referentes às políticas públicas em saúde no município | © Eugênio de Lima/BR104-PE
Gestora deve explicar questões referentes às políticas públicas em saúde no município | © Eugênio de Lima/BR104-PE

Nesta quinta-feira (12/8), a Câmara Municipal de Cupira ouve a secretária de Saúde, a professora e advogada Adriana Sandra. No mês de julho, o plenário aprovou por unanimidade a convocação da gestora, para dar explicações sobre diversas questões relacionadas às políticas públicas em saúde do município.

O vereador José Edvan (PP) foi o autor do requerimento. As indagações giram em torno do plano de vacinação contra a Covid-19 e de outras medidas sanitárias. Outro tema a ser abordado nas questões, seria a suposta falta de medicação na farmácia básica do município.

A secretária está presente no plenário junto a mais 4 funcionários da saúde para prestar os devidos esclarecimentos.

Fator político

A secretária Adriana Sandra é irmã do líder do governo, Ricácio Enfermeiro, que também votou a favor da convocação da mesma. Essa convocação, de acordo com nossas fontes, é mais uma questão política do que administrativa. Isso porque a avaliação da gestão do ex-secretário Carlos Fabrício é péssima perante a população e funcionários. Já Adriana tem sido bem avaliada, principalmente pelos funcionários da mesma.

Expectativa

Essa convocação gerou muita expectativa na população, principalmente pela polêmica em torno da vacinação do secretário de agricultura, Bena Júnior, que supostamente teria furado a fila da vacinação contra a Covid-19, onde ele teria sido vacinado no período em que pessoas de 45 anos era o grupo prioritário, quando ele teria 43 anos na época dos fatos.

Sessão

Aberta a sessão pelo presidente da casa, Alvani Feitoza (DEM), o vereador José Edvan fez suas perguntas a secretária. Inicialmente, os ânimos queriam se exaltar, mas o presidente Feitoza manteve a sessão com equilíbrio e seriedade. A sessão seguiu-se calmamente. Questões polêmicas foram perguntadas, como o caso do Previne Brasil, que tem o apoio de toda a casa para a inclusão dos agentes administrativos e auxiliares de serviços gerais na bonificação. No momento, essas categorias estão fora do rateio.

Depois de muitas perguntas dos vereadores de oposição, alguns da base governista elogiaram os trabalhos de Adriana Sandra e também cobraram à equipe da secretaria de saúde a inclusão dos auxiliares de serviços gerais e agentes administrativos na bonificação do Previne Brasil. Foi o caso da vereadora Geneci Fonseca (DEM), que cobrou da equipe da secretaria que antes do projeto ser enviado à Câmara, fosse debatido em conjunto com as categorias, para que ao chegar à Casa, ele venha ser aprovado.

O presidente Alvani Feitoza também ecoou essa cobrança no término da participação da secretária Adriana Sandra.

*Com Eugênio de Lima/PE

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Atentado no fórum
Pernambuco
Filho tenta matar assassino do pai durante julgamento; acusado é solto e ele fica preso

O episódio ocorreu no dia 29 de novembro de 2023, porém, as gravações só vieram a público na última segunda-feira, 1° de abril.


Prefeito de Quipapá, Alvinho Porto - @Reprodução
Pernambuco
Prefeito de Quipapá renuncia ao mandato

Com a saída de Alvinho Porto, o vice-prefeito Genivaldo Timóteo, também conhecido como Pité, está previsto para assumir o comando administrativo do município.


indivíduo foi detido em flagrante após ser acusado de fazer imagens das partes íntimas de mulheres e crianças durante o evento.
Pernambuco
Homem é preso em flagrante por gravação indecente em desfile cívico em Garanhuns

O indivíduo foi detido em flagrante após ser acusado de fazer imagens das partes íntimas de mulheres e crianças durante o evento.


Arvore caída no chão | © Prefeitura de Recife / Twitter
Pernambuco
Urgente! Aulas são suspensas em Recife após fortes chuvas

A população foi aconselhada a permanecer em casa, saindo apenas em caso de necessidade.


Policial Militar mata esposa | © Reprodução
Pernambuco
PM tira própria vida após matar esposa e disparar contra Batalhão em Pernambuco

Nenhum dos alvos do atirador era seu conhecido ou tinha algum convívio com ele.