Prefeitura e Câmara de Panelas preparam-se para a CPI

O objetivo é investigar as políticas públicas em saúde do Poder Executivo municipal.

Poder Legislativo de Panelas | © Reprodução/Google

Poder Legislativo de Panelas | © Reprodução/Google

Hoje, quinta-feira (8/7), acontecerá a sessão extraordinária na Câmara Municipal de Panelas para a votação do requerimento de abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que terá como objetivo investigar as políticas públicas em saúde do Poder Executivo municipal.

A saúde pública de Panelas está mergulhada em muitas polêmicas que já foi tema de outra matéria aqui no BR104. O fato que culminou tal situação foi a prisão de um falso médico que estava de plantão no Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima. Ele é suspeito de ter contribuído para a morte de dois pacientes.

Membros da oposição dão como certa a aprovação da CPI. Para ser aprovada, a comissão necessita de 3 assinaturas dos 11 vereadores. O vereador Wellington Filho (MDB), membro da oposição e 1° secretário da mesa diretora, em conversa com a reportagem do BR104, disse acreditar que a CPI receberá apoio até de vereadores governistas.

Indagamos o presidente da Câmara, Denival Melo, se a CPI deveria investigar não só as políticas públicas em saúde do município, mas também os repasses de verbas federais destinas ao combate do novo coronavírus desde a gestão de Joelma Campos.

De acordo com o presidente Denival, a CPI deveria investigar tudo, quer do Governo Ruben, quer do Governo Joelma. O vereador Wellington Filho também disse apoiar uma investigação ampla, e que tanto a diretora do hospital, a enfermeira Elaine Cristina, quanto o secretário de saúde, Junior Lima, bem como a gestão passada, deveriam ser investigados.

O BR104 também conversou com o prefeito de Panelas, Ruben Lima, sobre o tema. O prefeito disse que precisaria se inteirar melhor sobre esse requerimento e saber o que a CPI busca investigar. Questionado sobre a convocação dos secretários de saúde e de Desenvolvimento Social, Junior Lima e Joana Darc, para prestarem esclarecimentos, Ruben acredita ser apenas “politicagem” da oposição, mas que as explicações seriam dadas.

Quando indagado sobre membros de sua base apoiarem a criação da CPI, o prefeito falou que isso seria trabalhar contra o governo. Entretanto, ele ainda não tinha tido a oportunidade de conversar com sua base. Sobre investigar a verba federal destinada ao município, o prefeito disse apoiar e que “se é pra ter CPI, que se investigue tudo”.

Bastidores

Nos bastidores, o nome mais falado é o do vereador Pierre Logan. Para alguns membros do governo, o vereador estaria atrapalhando o governo em busca de uma eventual candidatura para prefeito em 2024. Ainda se ouve que, devido à sua atuação, Pierre teria “atiçado” a oposição. Se ouve ainda que os vereadores Pierre Logan e André Muniz apoiariam a criação da CPI. De acordo com informações, o pedido de CPI teria partido de Pierre.

O vereador Logan tem rebatido as críticas, falando do “gabinete do fuxico” e do grupo “balão mágico”, que seriam integrantes do governo que não teriam coerência em suas ações e que fazem o mesmo que criticavam no grupo político de Sérgio Miranda. Apoiadores do vereador afirmam que ele tem mantido a mesma coerência que tinha antes de ser eleito.

O BR104 estará acompanhando de perto toda a movimentação política em torno da possível CPI.

*Com Eugênio de Lima/PE