Prefeitura de Agrestina lança programa de reabilitação pós-Covid-19

Pacientes recuperados da doença recebem atendimentos em áreas como psicologia, nutrição, reabilitação pulmonar e motora, entre outras.

Mulher em Reabilitação pós-covid | © Ilustração

Mulher em Reabilitação pós-covid | © Ilustração

A Prefeitura Municipal de Agrestina, no Agreste pernambucano, lançou na semana passada um programa de reabilitação multidisciplinar pós-Covid, que visa atender todas as pessoas que ficaram com alguma sequela resultante doença.

Os agrestinenses que se recuperaram do novo coronavírus e percebem algum tipo de sequela, leves ou graves, podem ter acesso ao programa. Também não há restrição de idade para receber a atenção especializada para a reabilitação.

Esses pacientes recebem atendimentos em áreas como psicologia, nutrição, reabilitação pulmonar e motora, entre outras. O processo para iniciar a reabilitação é bem simples: basta o paciente – ou responsável, caso seja menor de idade – procurar o posto de saúde mais próximo, informar a situação, e passar por avaliação médica. Então, após a avaliação, os profissionais das unidades de saúde providenciarão o encaminhamento para o serviço especializado.

A iniciativa

Em dois anos de pandemia, são inúmeros os relatos de pessoas pelo país que se recuperaram, mas que ficaram com alguma sequela em decorrência da Covid. Desde problemas cardíacos, pulmonares e até psicológicos, essas pessoas relatam dificuldade em retomar suas atividades do dia a dia.

Diante desse fato, o prefeito de Agrestina junto à secretaria de Saúde resolveu atender essa necessidade, algo pioneiro na região. “A reabilitação pós-covid é importante para restaurar a função física e reintegrar o indivíduo na sociedade e tem como principal objetivo a plena recuperação da saúde e da qualidade de vida. Ficamos muito satisfeitos por saber que os nossos pacientes podem receber este auxílio”, disse a secretária Municipal de Saúde, Sheyla Mota.

O prefeito Josué Mendes (PSB) falou com a reportagem e disse que “é uma satisfação saber que o povo de Agrestina, as pessoas que, infelizmente, ficaram com algum problema depois de se curar da Covid-19, possa ter essa atenção e condições de se recuperar totalmente”.

*Por Eugênio de Lima/BR104 PE