Possível surto de Covid-19 em maternidade amedronta moradores de Panelas

Ambulâncias teriam sido mobilizadas hoje pela manhã para transferir os pacientes para hospitais de Caruaru, Palmares e Recife.

Ambulâncias teriam sido mobilizadas para transferir os pacientes para hospitais referências — © Reprodução

Ambulâncias teriam sido mobilizadas para transferir os pacientes para hospitais referências — © Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (12/05), informações sobre um possível surto do novo coronavírus na Maternidade Nossa Senhora de Fátima em Panelas, no Agreste de Pernambuco, deixou a população do município amedrontada.

As ambulâncias da cidade foram usadas para a transferência de pacientes para outros hospitais de referência no tratamento da doença no estado. De acordo com a imprensa local, uma mulher teria falecido ontem (11) no distrito de Cruzes por complicações causadas pela Covid-19.

Casos no município

Panelas teria registrado o maior surto de casos de Covid-19, em 24 horas, desde o começo da pandemia, segundo fontes ouvidas pela reportagem do BR104/Pernambuco. Ambulâncias teriam sido mobilizadas hoje para transferir os pacientes para hospitais de Caruaru, Palmares e Recife.

Isso se deu pelo número elevado de pessoas que deram entrada na unidade com sintomas da doença na última segunda e terça-feira, o que teria superlotado a maternidade. Desde o início da pandemia, as últimas 24 horas teriam sido as mais movimentadas da unidade de saúde.

A reportagem entrou em contato diretamente com o secretário de Saúde do município, mas ele ainda não se pronunciou sobre o assunto. De acordo com o DECOM da Prefeitura Municipal de Panelas, o secretário estaria falando sobre o assunto na Rádio Nova FM, às 12:30h.

Até o fechamento desta reportagem, o secretário João Junior de Lima não havia respondido as nossas mensagens.

Dúvida

Para alguns munícipes, há dúvidas se esses casos são verdadeiros ou não. Algumas pessoas alegam que na antiga gestão os casos estavam diminuindo, o que de acordo com os dados publicados pela própria Prefeitura, mudou sob a nova administração municipal. Novos casos foram registrados em uma escala crescente. Para parte da população, isto seria algum meio de angariar recursos para o município. Entretanto, não há nada que fundamente tal teoria.

*Com Eugênio de Lima/BR104 PE