
Nesta sexta-feira (17/9), a direção da Policlínica de Panelas, em Pernambuco, realizou um evento para a promoção do Setembro Amarelo no município, cujo objetivo é levar informações sobre assuntos como suicídio e depressão, principalmente em tempos de pandemia.
Alunos da rede pública estadual assistiram às séries de palestras. Funcionários da própria Policlínica falaram que enfrentaram de alguma forma o suicídio e a depressão na família, enquanto as psicólogas Bianca Pinheiro e Larissa Mirelly foram responsáveis pelas dinâmicas com a plateia.
Elas também realizaram uma palestra com o tema “A morte: suas possíveis implicações e formas patológicas de internaliza-las”. O secretário municipal de Saúde de Panelas, Junior Lima, e a vereadora do município de Cupira, Elissandra Enfermeira, prestigiaram o evento.
À reportagem do BR104, Junior disse que “o objetivo das ações é concientizar a população panelense a procurar ajuda na rede municipal de saúde, que sempre estará de portas abertas, para atender aqueles que necessitam de ajuda”.
A diretora da Policlínica, a enfermeira Dayana Rufino, falou que “a Policlínica é a primeira porta de acolhimento para aqueles que necessitam de ajuda psicológica, pois nós somos referência no município no quesito psicologia. Por isso se fez necessário a promoção deste evento”.
Conversamos ainda com a vereadora Elissandra que foi convidada para o evento. Ela disse que “há urgência na conscientização da população sobre o tema. Perdemos para o suicídio adolescentes, jovens e até idosos. Eu como enfermeira entendo a importância de ações como essa para levar a informação até a população. Por isso estive aqui em Panelas para prestigiar esse evento.”
Ao longo de todo o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde estará promovendo vários eventos semelhantes, em setores como o CAPS e as UBS’s do município.
*Por Eugênio de Lima/PE

Calendário de eventos em alusão ao Setembro Amarelo | © Divulgação