Pernambuco

‘Festival Nacional de Jericos de Panelas’ é realizado em meio à polêmica

Devido à pandemia, o evento aconteceu de forma online, entre os dias 30 de abril e 1º de maio.

Publicado: | Atualizado em 03/05/2021 15:42


Serra da Bica, local onde ocorreu a 47ª edição do
Serra da Bica, local onde ocorreu a 47ª edição do 'Festival Nacional de Jericos de Panelas' — © Eugênio de Lima

Na última sexta-feira (30/04), o município de Panelas, no Agreste de Pernambuco, voltou a realizar o Festival Nacional de Jericos, que não ocorreu em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus. Neste ano o evento aconteceu, mas foi transmitido pela internet.

Entretanto, a 47ª edição do festival se tornou polêmica no quesito organização. O Movimento Cultural – grupo da sociedade civil organizada do município – havia apresentado uma ideia ao Poder Executivo. O projeto seria realizar junto ao festival uma live solidária com o objetivo de arrecadar alimentos para a população carente.

A reportagem apurou que, inicialmente, o prefeito Ruben Lima (PSB) não recepcionou o projeto, mas por causa da iniciativa do vereador Pierre Logan (PSB) em anunciar o evento na emissora de rádio local, a gestão municipal decidiu promover o evento. Foram realizadas duas reuniões para chegar a um consenso. No entanto, não houve nenhum acordo.

Assim o 47º Festival Nacional dos Jericos teve duas organizações: a Prefeitura de Panelas de um lado e o Movimento Cultural do outro. A população teve duas transmissões, escolhendo a que mais lhe interessasse: uma no canal oficial da Prefeitura no YouTube e outra pela TV Panelas em parceria com o Movimento Cultural.

Em conversa com o vereador Pierre, o parlamentar falou que não houve nenhuma briga com o prefeito Ruben Lima, mas sim uma falha na comunicação, algo reconhecido pelo chefe do poder executivo.

Sobre a importância do festival

“Se a corrida de Jericos que já não existiu em 2013, não existiu em 2020, aí em 2021 você também não faz, você corre o risco de não chamar mais isso de tradição. A ideia que aconteça é pra registrar o acontecimento da festa pra que fique registrado na memória do povo”, disse o vereador Pierre sobre cultivar a tradição local. O vereador está apresentado a live do Movimento Cultural.

O coordenador de cultura do município, Roberdan, falou que um dos objetivos da Prefeitura em realizar o evento, seria valorizar os artistas locais que têm sofrido muito financeiramente com a pandemia. Ele ressaltou também que em 2022, se a pandemia tiver chegado ao fim, Panelas estará de braços abertos aos turistas alagoanos e que também haverá a transmissão do evento para quem não puder estar presente.

O radialista Valderlins que apresenta os shows em várias edições, falou sobre sua expectativa com relação ao Festival 2021: “Está sendo desafiador, mas muito agradável em poder colaborar com essa forma nova, moderna, que, infelizmente, forçada por esse momento limitador que a gente tem vivido com essa pandemia, mas é agradável voltar a enaltecer a cultura de Panelas, dessa região de Pernambuco”.

História

O Festival Nacional de Jericos é um dos eventos mais tradicionais da cidade de Panelas. A atração principal é a corrida de jericos, nome dado aos jumentos. Este festival foi idealizado pelo professor de Ensino Fundamental Luélcito Cintra em 1973. O objetivo era alertar as autoridades para a matança do animal que acontecia na época. O evento ocorre anualmente em maio, no feriado nacional do Dia do Trabalhador, e produz uma boa renda para a população local devido aos turistas de todo o Brasil que vêm prestigiar o festival.

*Com Eugênio de Lima

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Prefeito de Quipapá, Alvinho Porto - @Reprodução
Pernambuco
Prefeito de Quipapá renuncia ao mandato

Com a saída de Alvinho Porto, o vice-prefeito Genivaldo Timóteo, também conhecido como Pité, está previsto para assumir o comando administrativo do município.


indivíduo foi detido em flagrante após ser acusado de fazer imagens das partes íntimas de mulheres e crianças durante o evento.
Pernambuco
Homem é preso em flagrante por gravação indecente em desfile cívico em Garanhuns

O indivíduo foi detido em flagrante após ser acusado de fazer imagens das partes íntimas de mulheres e crianças durante o evento.


Arvore caída no chão | © Prefeitura de Recife / Twitter
Pernambuco
Urgente! Aulas são suspensas em Recife após fortes chuvas

A população foi aconselhada a permanecer em casa, saindo apenas em caso de necessidade.


Policial Militar mata esposa | © Reprodução
Pernambuco
PM tira própria vida após matar esposa e disparar contra Batalhão em Pernambuco

Nenhum dos alvos do atirador era seu conhecido ou tinha algum convívio com ele.


Ex-prefeito de Garanhuns | © Reprodução
Pernambuco
Morre, aos 88 anos, ex-prefeito de Garanhuns Ivo do Amaral

Ivo faleceu com 88 anos de idade, no Recife, capital do estado de Pernambuco. Ele criou o Festival de Inverno de Garanhuns.