
Na manhã desta segunda-feira (21.10), no Cartório Eleitoral da 86ª Zona Eleitoral de Agrestina foi realizado a retotalização dos votos para o cargo de vereador do município de Cupira, agreste pernambucano.
A retotalização foi necessária devido a inelegibilidade do ex-vereador Célio Romano Ximenes Fonseca (Celhão), proferida pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral no dia 10 desse mês de outubro. Celhão tinha obtido decisão favorável no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TER-PE), mas o Ministério Público Eleitoral recorreu da decisão junto ao TSE. Com isso, Celhão (PP) que tinha obtido 909 não poderá assumir o cargo de vereador.
A dúvida que existia era quem iria assumir a vaga de Celhão na Câmara Municipal de Cupira. Mesmo entre especialistas do Direito Eleitoral havia divergência. Para alguns os 909 votos de Celhão seriam anulados, mudando assim o quociente eleitoral e com as regras das sobras o PSB seria o partido beneficiado com mais uma cadeira. Outros porém, defendiam a validação dos votos para a legenda (partido), o que resultaria na permanência da vaga para o PP.
A segunda tese foi a seguida pela 86ª Zona Eleitoral, que resultou da reeleição (eleição por média) da atual vereadora Elissandra Lins Ferreira Barros (Elissandra Enfermeira) com 509 votos. Com esse resultado, as onze vagas da Câmara Municipal de Vereadores de Cupira terão a seguinte composição partidária:
5 vereadores pelo União Brasil;
2 vereadores pelo PSDB;
2 vereadores pelo PP;
2 vereadores pelo PSB.
A base do Governista do prefeito eleito de Cupira, Eduardo lira (União), tem 9 veredadores (União Brasil, PSDB e PP), enquanto a oposição apenas 2 vereadores do PSB.
Novo Mandato
Em contato com a vereadora eleita, Elissandra Enfermeira disse que recebeu a informação da sua eleição por meio de um programa de rádio, enquanto estavaaguardando o vice-prefeito eleito Golbery (primo da vereadora) que iria com ela ao Cartório Eleitoral em Agrestina.
“Fiquei muito agradecida, primeiramente a Deus, depois a minha família e muitos amigos que estavam orando e torcendo para que tudo desse certo. Só tenho a agradecer a todos, o esforço e dedicação que tiveram em me ajudar. Foi uma campanha muito difícil, mas meu Deus não deixa os seus desamparados e sabe o quanto eu posso ajudar o povo cupirense que precisa de Elissandra Enfermeira pra continuar o trabalho de ajudar principalmente dentro na área da Saúde”, disse a vereadora ao BR104.