Pernambuco

A polêmica na saúde pública de Panelas e a possibilidade de CPI

No dia 29 de junho, o vereador Pierre Logan (PSB), da base do governo, fez um pedido à mesa diretora para que se instale uma CPI com o objetivo de apurar os acontecimentos da saúde municipal.

Publicado:


Fachada do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima | © Reprodução/Ilustração
Fachada do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima | © Reprodução/Ilustração

A saúde pública no Brasil sempre esteve em segundo plano por vários governos, quer seja na esfera federal, quer seja nos estados e municípios. No dia 1° de janeiro de 2021, em Panelas, o advogado Ruben Lima (PSB) assumiu o cargo de prefeito, eleito com 56,10% dos votos válidos. Todo o contexto da campanha do município foi pauta do BR360, quando Antony Albuquerque entrevistou o gestor.

Com o novo governo municipal, novos nomes assumiram as secretarias, e o nome para a pasta da Saúde foi do professor João Junior de Lima, o Junior Lima. Entretanto, nos seis primeiros meses do novo governo municipal, muitas polêmicas têm acontecido em torno da saúde.

Pôlemicas

• Em janeiro, a polêmica foi a falta de médico no hospital municipal. A população sempre procurava a imprensa local para reclamar;

• Consultórios odontológicos de alguns PSF’s na Zona Rural e Distrital foram fechados por estarem fora das normas técnicas do CRO-PE;

• Idosos que foram vacinados contra a Covid-19 não receberam o cartão de imunização com os dados da vacina (lote, laboratório, data da 2ª dose);

• A TV Cidade Cupira denunciou em junho deste ano a prática de funcionários do Hospital Municipal de Panelas, que nas madrugadas estavam fechando as portas da urgência e emergência. A população que procurava o hospital pela madrugada o encontrava de portas fechadas e os funcionários dormindo. O secretário municipal de saúde, Junior Lima, afirmou desconhecer o fato, mas se comprometeu a averiguar o ocorrido, prometendo que não aconteceria novamente;

• Muitos munícipes reclamaram à reportagem do BR104 sobre o atendimento médico, afirmando falta de educação dos profissionais, e que quando procuraram a diretora do hospital, a enfermeira Elaine Cristina, para informarem os fatos, foram mal atendidos pela mesma;

• Os dentistas reclamam que estão recebendo muito abaixo do piso da categoria;

• Parte da população reclama da falta das barreiras sanitárias e de uma fiscalização maior no comércio local para a averiguação do cumprimento das medidas sanitárias para o enfrentamento da Covid;

• Por último, a atuação de um falso médico no plantão do hospital municipal. O falso médico estava exercendo de forma ilegal a profissão quando foi preso dentro do Hospital Municipal de Panelas, na noite do dia 27 de junho. A Polícia Militar foi chamada após uma denúncia de duas mortes que aconteceram depois de procedimentos feitos por ele. Com a chegada da equipe policial, ele confessou que estava usando um registro falso. Embora a empresa Medical Mais em Saúde LTDA tenha responsabilidade direta no fato, pois presta o serviço de terceirização à Prefeitura de Panelas, vale ressaltar que segundo informações de pacientes, o falso médico atuou em plantões no hospital antes mesmo de existir um contrato de prestação de serviço entre a Prefeitura e a Medical Mais.

Convocação dos secretários de Saúde e Desenvolvimento Social pela Câmara de Vereadores

Diante dos fatos listados, na primeira sessão da Câmara Municipal de Panelas, após o recesso parlamentar (01.07), os vereadores da oposição conseguiram aprovar a convocação do secretário de saúde, Junior Lima, e da secretária de desenvolvimento social, Juana Darc, esposa do prefeito Ruben Lima, para prestarem esclarecimentos aos vereadores. Eles terão até 30 dias para comparecerem à Câmara e assim prestarem seus esclarecimentos em plenário aos vereadores.

Abertura da CPI

Ainda no dia 29 de junho, o vereador Pierre Logan (PSB), da base do governo, fez um pedido à mesa diretora para que se instale uma CPI para apurar os acontecimentos da saúde municipal. Na mesma sessão ordinária de 01 de julho, o vereador Wellington Filho fez um requerimento verbal ao presidente da Câmara, Denival Melo, apoiando o pedido do vereador Pierre. Para a instauração de uma CPI são necessárias apenas três assinaturas.

Hoje, a Câmara de Vereadores de Panelas é composta de 11 vereadores, sendo 6 oposicionistas e 5 governistas. A expectativa é que ainda esta semana a CPI seja aberta. O presidente da casa, Denival Melo (MDB), garantiu que os atos da CPI serão públicos e transparentes para que a imprensa e a população possam acompanhar.

O vereador Pierre Logan (PSB) tem sido criticado nos bastidores por outros grupos da base do governo Ruben, por ter sido o requerente da CPI e por ter tido um embate político com outro vereador governista, Deço de São Lázaro (PSB), devido a poda de uma árvore no povoado de São Lázaro. A briga entre os dois chegou até o plenário da casa legislativa na última sessão. Para os críticos do vereador Pierre, ele estaria dividindo a base do governo.

Pierre Logan é considerado o líder ou o porta-voz da ala ideológica do governo Ruben Lima. O jornalismo do BR104 estará acompanhando cada detalhe da possível CPI.

*Com Eugênio de Lima/PE

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Atentado no fórum
Vídeo
Filho tenta matar assassino do pai durante julgamento; acusado é solto e ele fica preso

O episódio ocorreu no dia 29 de novembro de 2023, porém, as gravações só vieram a público na última segunda-feira, 1° de abril.


Prefeito de Quipapá, Alvinho Porto - @Reprodução
Pernambuco
Prefeito de Quipapá renuncia ao mandato

Com a saída de Alvinho Porto, o vice-prefeito Genivaldo Timóteo, também conhecido como Pité, está previsto para assumir o comando administrativo do município.


indivíduo foi detido em flagrante após ser acusado de fazer imagens das partes íntimas de mulheres e crianças durante o evento.
Pernambuco
Homem é preso em flagrante por gravação indecente em desfile cívico em Garanhuns

O indivíduo foi detido em flagrante após ser acusado de fazer imagens das partes íntimas de mulheres e crianças durante o evento.


Arvore caída no chão | © Prefeitura de Recife / Twitter
Pernambuco
Urgente! Aulas são suspensas em Recife após fortes chuvas

A população foi aconselhada a permanecer em casa, saindo apenas em caso de necessidade.


Policial Militar mata esposa | © Reprodução
Pernambuco
PM tira própria vida após matar esposa e disparar contra Batalhão em Pernambuco

Nenhum dos alvos do atirador era seu conhecido ou tinha algum convívio com ele.