Interior

Murici recebe cinema ao ar livre com filme nacional e debate sobre meio ambiente

Projeto Interior na Cena Brasil exibe gratuitamente o longa “Saneamento Básico” na Praça Padre Cícero, com distribuição de pipoca e roda de conversa após a sessão.

Cartaz de divulgação do projeto Interior na Cena Brasil, com o longa “Saneamento Básico” | @ Divulgação
Cartaz de divulgação do projeto Interior na Cena Brasil, com o longa “Saneamento Básico” | @ Divulgação

A cidade de Murici, na Zona da Mata alagoana, receberá no próximo dia 11 de agosto uma programação especial que une cultura, entretenimento e consciência socioambiental. Trata-se do projeto Interior na Cena Brasil, que chega ao município com a proposta de transformar a Praça Padre Cícero em um grande cinema ao ar livre. A atração principal da noite será a exibição gratuita do filme “Saneamento Básico”, com direção e roteiro do cineasta brasileiro Jorge Furtado.

A sessão, marcada para às 18h30, contará com 200 cadeiras à disposição do público, além da distribuição gratuita de pipoca, garantindo mais conforto e diversão para os moradores. A exibição será feita em uma estrutura de projeção de alto nível, com tela inflável de 10 metros de largura por 6 de altura e projetor de alta definição. Logo após o filme, o público poderá participar de um bate-papo com realizadores, críticos e ambientalistas, que debaterão os temas levantados pela obra.

A iniciativa é da VFC Produções, com apoio da Prefeitura de Murici, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). O objetivo é promover a retomada do cinema itinerante no interior do país, levando filmes nacionais que abordam questões ambientais relevantes, como uso da água, energia, resíduos sólidos, agrotóxicos, preservação das florestas e a luta dos povos originários. Além de Murici, outras duas cidades alagoanas também recebem a ação: Atalaia e Marechal Deodoro.

Comédia com crítica social

Lançado em 2007, o filme “Saneamento Básico” é uma comédia que aborda de forma irreverente a realidade de uma pequena comunidade do Sul do Brasil. Dirigido por Jorge Furtado, o longa é estrelado por Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga e Lázaro Ramos. Na história, um grupo de moradores tenta resolver a carência de infraestrutura sanitária na cidade, mas se depara com a burocracia e a falta de recursos públicos.

Na tentativa de viabilizar a construção de uma fossa séptica, os personagens veem na realização de um filme uma alternativa para conseguir o financiamento da prefeitura. A narrativa satiriza os entraves administrativos e o improviso cotidiano da população, ao mesmo tempo em que homenageia o fazer cinematográfico brasileiro.

*Com informações de Ascom Prefeitura de Murici