Murici ganha destaque por investimentos em creches e avanços na Educação infantil

Murici teve um salto expoente que passa dos 58%, com as mais de 1.300 crianças atendidas nas sete creches e pré-escolas.

Olavo Neto e Remi Filho | © Cortesia

Olavo Neto e Remi Filho | © Cortesia

A Prefeitura de Murici, por meio da Secretaria de Educação, segue investindo cada vez mais na Educação Infantil, com foco no cuidado e no desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos.

Desde o início do primeiro mandato do prefeito Olavo Neto, em 2017, até este ano, o número de vagas ofertadas em creches de Murici teve um salto expoente que passa dos 58%, com as mais de 1.300 crianças atendidas nas sete creches e pré-escolas de primeira infância com educação em tempo integral no município.

Murici ganha destaque por investimento em creches | © Cortesia

“A educação segue sendo uma prioridade em Murici. Firmamos lá atrás o compromisso ousado de universalizar o serviço de creches para que nenhuma criança fique fora do ambiente escolar. E hoje, junto com o empenho da secretária de Educação Cássia Regina, temos um número muito satisfatório de crescimento no atendimento às nossas crianças, e estamos trabalhando para aumentar essa porcentagem”, destaca Olavo Neto.

O prefeito também anunciou que, em breve, serão inauguradas mais duas creches no Conjunto Olavo Calheiros, para atender mais 400 crianças. Os prédios estão em reta final de conclusão de obra e muito em breve serão entregues à população.

Com as duas novas creches, Murici passará a contar com nove unidades de educação em tempo integral. Elas se somarão às creches Maria Salete, Osineide Cavalcante, Madre Leônia Milito, Cria Terezinha Marques, Cria Professor Loureiro e mais duas do campo (assentamentos Pacas e Dom Helder).

Murici ganha destaque por investimento em creches | © Cortesia

Creche bem equipada e merenda saudável

As creches de Murici contam com moderno espaço literário, sala de brinquedos e jogos, projetos de música, acompanhamento em saúde bucal e atividades teatrais, tudo isso para que os pais possam realizar outros afazeres durante o dia com a garantia de que os filhos estão sendo bem cuidados em um ambiente seguro e confortável.

“Minha filha estuda desde os dois anos na Madre Leônia. A abertura das creches em tempo integral foi a melhor coisa que aconteceu, isso me ajuda muito. Levo ela de manhã e só pego às quatro da tarde, e com isso tenho tempo para fazer outros compromissos, como cuidar do meu avô que é idoso”, diz Silvana Maria, mãe da pequena Maria Clarice de 6 anos que estuda na Creche Escola Madre Leônia Milito, a primeira unidade de ensino em tempo integral do município.

Criança em creches de Murici | © Cortesia

A merenda escolar também é uma preocupação da Prefeitura de Murici. Nas creches são oferecidas de três até cinco refeições diárias e o cardápio é altamente nutritivo, preparado por uma equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação.

“As crianças aprendem desde cedo sobre hábitos de alimentação saudável”, diz a secretária de Educação, Cássia Regina. “O projeto ‘Horta Escolar’, que está sendo implantado nas creches, é uma iniciativa importante para despertar o interesse delas pela forma como os alimentos são cultivados.”

Kits escolares e bibliotecas móveis

Kit escolar | © Cortesia

A Prefeitura de Murici também tem investido na aquisição de materiais escolares e bibliotecas móveis para as escolas da rede municipal de ensino. No início do ano letivo, foram distribuídos 6.500 kits escolares a todos os estudantes, incluindo creches, ensino fundamental e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Os kits escolares ajudam a garantir que todos os estudantes tenham acesso a material de qualidade”, afirma o prefeito Olavo Neto. “E as bibliotecas móveis são uma forma de incentivar a leitura e o acesso ao conhecimento.”

Murici de Olho na Alfabetização

Já nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a Secretaria de Educação de Murici vem adotando uma série de ações estratégicas para melhorar a alfabetização dos estudantes de 1o e 2o ano.

“O projeto ‘Murici de Olho na Alfabetização’ tem como objetivo estabelecer nova oportunidade de formação aos educadores na metodologia de aprendizagem dos estudantes”, explica a secretária Cássia Regina. “A iniciativa propõe o uso de atividades lúdicas e brincadeiras como parte do processo de ensino, tornando a alfabetização uma experiência mais divertida e interessante para as crianças.”

Até o final de 2023, o município deve atingir a meta de 60% de estudantes alfabetizados ao final do 20 ano do Ensino Fundamental.

“Vamos continuar cuidando das nossas crianças com uma educação de qualidade”, garante o prefeito Olavo Neto. “Para isso, temos creches e escolas bem equipadas, merenda saudável