Incêndio atinge área de preservação da Estação Ecológica de Murici

As chamas começaram na tarde da quinta-feira e atingiram uma região de pasto e cerca de 100 metros da área de proteção.

Fogo consumiu cerca de 100 metros da área de proteção | © Cortesia

Fogo consumiu cerca de 100 metros da área de proteção | © Cortesia

Um incêndio de grandes proporções atingiu a Estação Ecológica de Murici (Esec), no interior de Alagoas. Nesta sexta-feira (03/12), agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram ao local para medir a área destruída.

O fogo teria iniciado na tarde desta quinta-feira (2), na região de pasto da Fazenda Jitituba, e se alastrado ligeiramente na localidade, atingindo cerca de 100 metros da área de proteção. O dono da propriedade onde as chamas começaram será responsabilizado.

“Todo proprietário de fazenda que fica em uma área de proteção é responsável pelo que acontece no local, então ele tem que ter todo o cuidado”, destacou Marcos Freitas, chefe da Estação Ecológica de Murici e agente de fiscalização ambiental do ICMBio.

Marcos explicou que, uma propriedade que fica localizada dentro de uma reserva deve ter um ‘aceiro’ — que são faixas ao longo de divisas, cercas e áreas de vegetação nativa livres de vegetação —, medida que impede o alastramento do fogo, o que não havia nesse local específico.