Vaticano autoriza bênção para casais homossexuais pela primeira vez

No entanto, essa bênção não é a mesma dada em uma cerimônia de um casamento, conforme explicado no documento do Dicastério para a Doutrina da Fé.

Papa Francisco | © Vincenzo PINTO / AFP

Papa Francisco | © Vincenzo PINTO / AFP

O Vaticano autorizou pela primeira vez a bênção para casais do mesmo sexo, sob a aprovação do papa Francisco. A autorização consta em documento oficial divulgado nesta segunda-feira (18/12). Apesar disso, a doutrina sobre o casamento continua a mesma.

Em outubro desse ano, o pontífice, em discurso, indicou que a Igreja poderia passar a permitir a bênção a casais homossexuais em um futuro próximo.

Com a autorização realizada, agora, padres e bispos podem abençoar casais do mesmo sexo e em “situação irregular” para a Igreja Católica. No entanto, essa bênção não é a mesma dada em uma cerimônia de um casamento, conforme é explicado no documento do Dicastério para a Doutrina da Fé.

A nova medida também orienta que os padres podem realizar a cerimônia de casamento para casais homossexuais, caso queiram.

Além disso, o documento enfatiza que os sacerdotes ficam proibidos de impedir a entrada na igreja de qualquer pessoa que queira bênção.