Primeiro Papa a renunciar, Bento XVI morre aos 95 anos

Bento XVI foi o primeiro papa a renunciar ao seu cargo, em 10 de fevereiro de 2013. Ele comandou a Igreja Católica por quase 8 anos.

Papa Emérito Bento XVI | Reprodução/Internet

Papa Emérito Bento XVI | Reprodução/Internet

Neste sábado (31/12), o Papa Emérito Bento XVI faleceu, aos 95 anos, às 5h34 (no horário de Brasília), no Mosteiro Mater Ecclesiae, onde vivia, no Vaticano, segundo informações do próprio país.

“É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 (5h34 no horário de Brasília) no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível”, escreveu o perfil de notícias do Vaticano no Twitter.

Na última sexta-feira (30), foi emitido um comunicado referente ao estado de saúde de Joseph Ratzinger, que havia sofrido uma piora nos últimos dias. A nota informava que a condição dele era grave, mas estável, e que ele estava sendo monitorado constantemente pela equipe médica.

Bento XVI foi o primeiro Papa a renunciar ao seu cargo, em 10 de fevereiro de 2013. Ele comandou a Igreja Católica por quase 8 anos, em meio a discursos marcantes, escândalos e vazamentos de documentos no Vaticano. Desde a renúncia, ele vivia em um pequeno mosteiro no Vaticano.

Na ocasião de sua renúncia, o sacerdote católico disse: “No mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor, seja do corpo, seja do ânimo, vigor que, nos últimos meses, em mim diminuiu, de modo tal a ter que reconhecer minha incapacidade de administrar bem o ministério a mim confiado.”

O velório de Papa Emérito Bento XVI será na próxima segunda-feira (2), na Basílica de São Pedro, e o funeral será na quinta-feira (5), na Praça de São Pedro, que será guiado pelo Papa Francisco.