publicidade
publicidade
Mundo

Primeiro eclipse solar do ano acontece neste sábado (30)

Além desse fenômeno, haverá outros três eclipses em 2022, sendo dois lunares, e um deles será totalmente visível no Brasil.

Publicado: | Atualizado em 30/04/2022 09:52


Eclipse solar | © Imagem/Reprodução
Eclipse solar | © Imagem/Reprodução

Para quem gosta de observar o céu, este sábado (30) promete um fenômeno astronômico. Trata-se do primeiro eclipse solar do ano, que acontecerá de forma parcial. Ou seja, em sua aparição, a Lua cobrirá parte do sol.

O eclipse solar acontece quando a Lua passa entre o Sol e a Terra e projeta sua sombra em nosso planeta, bloqueando a luz solar. Esse fenômeno, geralmente, acontece no período da Lua Nova.

Infelizmente, daqui do Brasil, não poderemos observar esse evento astronômico. Segundo especialistas, o fenômeno será completamente visível na parte sul da América do Sul, partes da Antártica e parte sul dos oceanos Pacífico e Atlântico.

Já em nosso país, a Lua surgirá “do lado” do Sol, principalmente durante a tarde. No entanto, para quem deseja assistir o eclipse em sua completude, o Observatório Nacional (ON) irá realizar uma live para transmiti-lo, às 15h deste sábado (horário de Brasília) e você poderá acompanhar clicando aqui.

Além desse eclipse solar, haverá outros três eclipses em 2022, sendo dois lunares, e um deles será totalmente visível no Brasil, no dia 16 de maio.

veja também

Langya Henipavírus | © Reprodução
Mundo
Após Covid-19 e varíola dos macacos, mundo conhece novo vírus

O vírus foi nomeado pelos cientistas chineses como Langya henipavirus (LayV), que já infectou 35 pessoas na China.


Ex-primeiro ministro do Japão Shinzo Abe | © Reprodução
Mundo
Ex-primeiro ministro do Japão morre após atentado enquanto discursava

Abe discursava em apoio a Kei Sato, membro da Câmara Alta do Parlamento que está concorrendo à reeleição na cidade de Nara.


Mais de 40 corpos foram encontrados em caminhão abandonado | © Reprodução
Mundo
Texas: 46 corpos são encontrados dentro do baú de um caminhão

Outras 16 pessoas foram encontradas com vida e levadas ao hospital, sendo quatro crianças. A suspeita é de que sejam imigrantes.


Chuva de Meteoros | © Reprodução
Mundo
Maior chuva de meteoros da história encerra o mês de maio nesta terça (31)

Segundo especialistas, esta pode ser a maior tempestade de meteoros da história. O fenômeno ocorrerá das 0h às 3h da madrugada de terça.


Varíola dos macacos na Alemanha | © Reproduçaõ
Mundo
Brasileiro é primeiro diagnosticado com a varíola dos macacos na Alemanha

Um brasileiro foi o primeiro caso de infecção por varíola dos macacos na Alemanha, de acordo com o Instituto de Microbiologia da Bundeswehr.