Pesquisador explica anel de fumaça preta no céu da Tailândia

O fenômeno, que foi registrado em vídeo e fotos, viralizou nas redes sociais.

Anel de fumaça no céu da Tailândia | © Reprodução

Anel de fumaça no céu da Tailândia | © Reprodução

Moradores de um bairro na província de Nakhon Pathom, na Tailândia, ficaram intrigados ao verem um anel de fumaça preta flutuando no céu no final de outubro. O fenômeno, que foi registrado em vídeo e fotos, viralizou nas redes sociais.

O pesquisador Ajarn Jessada Denduangboriphan, professor do Departamento de Biologia da Universidade Chulalongkorn, explicou que o anel de fumaça foi causado pela explosão de uma estrutura esférica. A fumaça manteve sua forma de anel conforme subiu, devido às condições atmosféricas.

Segundo Denduangboriphan, a explosão pode ter sido causada por um transformador ou por outros equipamentos elétricos. Em casos mais raros, o fenômeno pode ser causado pela queima de certos produtos químicos.

Dois meses antes, outro anel de fumaça preta apareceu no céu de Sentosa, em Cingapura. Na época, um porta-voz do Mount Faber Leisure Group disse que o incidente foi provocado pelo teste de geradores de chamas para um show.

Ainda não há informações sobre a causa do anel de fumaça na Tailândia. No entanto, a explicação do pesquisador Denduangboriphan é a mais provável, já que o fenômeno foi observado em outros países.