Papa Francisco classifica situação da Amazônia como perigosa, em discurso na ONU

"Eu penso na perigosa situação da Amazônia e dos povos indígenas que vivem lá", declara o papa em um trecho de seu discurso na ONU

Papa Francisco desta situação da Amazônia em discurso na ONU — © Reprodução

Papa Francisco desta situação da Amazônia em discurso na ONU — © Reprodução

O Papa Francisco dedicou parte de seu discursa na manhã desta sexta-feira (25/09), na 75ª assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU), para falar do estado atual da Amazônia.

– Eu penso na perigosa situação da Amazônia e dos povos indígenas que vivem lá. Isso nos lembra que a crise ambiental é intimamente ligada à crise social e que o cuidado com o ambiente exige uma abordagem abrangente para lidar com a pobreza e combater a exclusão – declara o papa.

Pela segunda vez, os acontecimentos recentes na Amazônia ganharam destaque no evento. Na última terça-feira (22/09), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil tem sido vítima de uma campanha brutal de desinformação sobre a Amazônia e o Pantanal.

As declarações do presidente apontaram que: “Por se tratar de um local úmido, as queimadas acontecem sempre no mesmo lugar e pode ser ocasionadas por moradores da região”.

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de agosto de 2019 a julho de 2020, os alertas de desmatamento subiram 34%.

O evento, acontece ao longo da semana, e é a primeira vez na história que acontece em modo virtual, isso por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Papa Francisco desta situação da Amazônia em discurso na ONU — © Reprodução