publicidade
publicidade
Mundo

Operação da Polícia Federal tem como alvo deputados do Rio de Janeiro

Segundo a PF, a organização criminosa pagava propina a vários deputados estaduais, a fim de que patrocinassem interesses do grupo criminoso na Alerj

Publicado: | Atualizado em 19/12/2018 15:08


(Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil)
(Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Rio de Janeiro – A Polícia Federal faz hoje (8) uma operação para investigar a participação de deputados estaduais do Rio de Janeiro em um esquema de corrupção, lavagem de dinheiro, loteamento de cargos públicos e mão de obra terceirizada em órgãos da administração estadual.

A operação, chamada Furna da Onça, é um desdobramento da Operação Cadeia Velha, que levou à prisão os deputados Paulo Melo, Jorge Picciani e Edson Albertassi, todos do MDB.

Estão sendo cumpridos 19 mandados de prisão temporária, três de prisão preventiva e 47 mandados de busca e apreensão. Alguns mandados estão sendo cumpridos dentro da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Segundo a PF, a organização criminosa pagava propina a vários deputados estaduais, a fim de que patrocinassem interesses do grupo criminoso na Alerj.

De acordo com as investigações, o mensalinho, que seria pago pelo ex-governador Sérgio Cabral, era resultado de sobrepreço de contratos estaduais e federais.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, parlamentares eram beneficiados ainda com o loteamento de cargos em diversos órgãos públicos do estado, onde poderiam alocar mão de obra comissionada ou terceirizada.

Os investigados devem responder, na medida de suas participações, pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro.

Além de Albertassi, Melo e Picciani, que tiveram novas ordens de prisão, outros sete deputados estaduais têm a prisão decretada: André Correa (DEM), Chiquinho da Mangueira (PSC), Coronel Jairo (MDB), Luiz Martins (PDT), Marcelo Simão (PP), Marcos Abrahão (Avante) e Marcus Vinícius “Neskau” (PTB).
Entre os outros alvos, estão o secretário estadual de Governo, Affonso Monnerat, o presidente do Detran/RJ, Leonardo Silva Jacob, e seu antecessor Vinícius Farah, recém-eleito deputado federal pelo MDB.

veja também

Mais de 40 corpos foram encontrados em caminhão abandonado | © Reprodução
Mundo
Texas: 46 corpos são encontrados dentro do baú de um caminhão

Outras 16 pessoas foram encontradas com vida e levadas ao hospital, sendo quatro crianças. A suspeita é de que sejam imigrantes.


Chuva de Meteoros | © Reprodução
Mundo
Maior chuva de meteoros da história encerra o mês de maio nesta terça (31)

Segundo especialistas, esta pode ser a maior tempestade de meteoros da história. O fenômeno ocorrerá das 0h às 3h da madrugada de terça.


Varíola dos macacos na Alemanha | © Reproduçaõ
Mundo
Brasileiro é primeiro diagnosticado com a varíola dos macacos na Alemanha

Um brasileiro foi o primeiro caso de infecção por varíola dos macacos na Alemanha, de acordo com o Instituto de Microbiologia da Bundeswehr.


Bombeiros cubanos | © Reprodução/Twitter
Mundo
Sobe para 22 número de mortos em explosão de hotel em Cuba

Cerca de 50 adultos e 14 crianças ficaram gravemente feridas devido à explosão.


Prédio danificado com a explosão | © Reprodução
Mundo
Explosão atinge hotel em Cuba e deixa quatro mortos e 13 feridos

De acordo com a imprensa cubana, o Corpo de Bombeiros local e os policiais encontram-se na região à procura de possíveis vítimas.