OMS alerta para transmissão da Eris, nova cepa da Covid-19: “Uma variante preocupante”

A nova variante tem se espalhado por 51 países, dentre eles: China, Estados Unidos, Coreia do Sul, entre outros.

Ilustração | © NIAD

Ilustração | © NIAD

Uma nova cepa do coronavírus, chamada Eris (EG.5), foi denominada como “uma variante preocupante” pela Organização Mundial da Saúde (OMS) neste mês, pois está se espalhando rapidamente pelo mundo. Ela foi localizada, inicialmente, na Indonésia, em fevereiro deste ano.

Os casos de coronavírus com a cepa Eris têm sido registrados em 51 países, sendo que a maioria dos casos estão na China (2247 casos), seguida pelos Estados Unidos (1356), Coreia do Sul (1040), Japão (814), Canadá (392), Austrália (158), Cingapura (154), Reino Unido (150), França (119), Portugal (115) e Espanha (107).

Segundo um artigo da National Geographic, as infecções aumentaram em junho, devido ao alto número de viagens durante o verão do Hemisfério Norte, e também das altas temperaturas que o mundo está sofrendo.

“As altas temperaturas forçaram as pessoas a se reunirem em ambientes fechados, com ar condicionado, permitindo que o vírus se espalhasse facilmente. Isso alarmou a OMS e elevou a EG.5 como uma variante preocupante”, alerta o artigo.

No entanto, embora a Eris demonstre fácil transmissão, nenhuma gravidade da doença foi relatada pela OMS até o momento. Ainda assim, devido à sua vantagem de crescimento, é necessário tomar cuidado e estar atento.

“Devido à sua vantagem de crescimento e características de escape imunológico, a Eris pode causar um aumento na incidência de casos e se tornar dominante em alguns países ou até mesmo globalmente”, alerta a organização.

*Com informações de National Geographic