O que se sabe sobre o brasileiro fugitivo e condenado à prisão perpétua nos EUA

Danilo foi condenado pela justiça como o responsável pela morte de sua ex-namorada Débora Evangelista Brandão.

Momento da fuga de Danilo | © Reprodução

Momento da fuga de Danilo | © Reprodução

As buscas pelo brasileiro fugitivo Danilo Sousa Cavalcante, de 34 anos, que foi condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos, continuam, e já estão no 8º dia. Ele fugiu da unidade prisional na quinta-feira (31/8).

Danilo foi condenado pela justiça como o responsável pela morte de sua ex-namorada Débora Evangelista Brandão. Ele a matou com 38 facadas em 2021, na frente dos filhos de 4 e 7 anos, em Phoenixville, no condado de Chester, na Pensilvânia.

Segundo informações da imprensa local, o brasileiro não aceitava o fim do relacionamento com Débora. Os dois se conheceram nos Estados Unidos através de amigos em comum.

“Ele a esfaqueou fatalmente 38 vezes, em plena luz do dia, na frente de seus filhos de 4 e 7 anos. Depois, escapou e foi ajudado por familiares e amigos. A Polícia do Estado da Virgínia conseguiu prendê-lo mais tarde, no mesmo dia”, contou a promotora do condado em que ocorreu o crime, Deb Ryan.

Outro assassinato 

Além do assassinato de Débora, o brasileiro é responsável pela morte de Valter Júnior Moreira dos Reis, em Figueirópolis, no Tocantins, em 2017.

Ele matou a vítima a tiros em uma praça, motivo pelo qual fugiu de forma ilegal para os Estados Unidos, com uma identidade falsa, vindo de Porto Rico.

Momento da fuga

No programa Encontro desta quinta-feira (7/9), uma repórter global, que está fazendo a cobertura do caso no condado de Chester, afirmou que Danilo havia recebido a sentença de prisão perpetua em agosto deste ano. Ele estava em uma unidade prisional de “segurança média”, mas ainda seria transferido para outra mais segura.

Em um vídeo divulgado por emissoras internacionais e nacionais, é possível ver o exato momento da fuga do brasileiro. Ele conseguiu fugir apenas escalando a parede do presídio. Sua ausência só foi notada uma hora depois, o que lhe deu tempo para se esconder.

O seu desaparecimento tem causado pânico nos moradores da comunidade norte-americana. As aulas nas escolas do condado também foram suspensas até que o criminoso seja encontrado.

Além disso, o jardim botânico Longwood Gardens, uma das maiores atrações turísticas da região, foi fechado “até segunda ordem”, pois Danilo teria sido visto nas proximidades do local.

Veja o momento abaixo:

Áudio da mãe de Danilo em helicópteros 

Na última terça-feira (5), a polícia dos Estados Unidos decidiu reproduzir um áudio em português da mãe do brasileiro nos alto-falantes dos helicópteros de busca. Na reprodução, a genitora pede para que o filho se entregue à polícia e aceite a prisão.

Uma força tarefa com centenas de agentes está empenhada em capturá-lo. Os policiais seguem procurando o homem em uma região de cerca de 800 quilômetros quadrados no estado da Pensilvânia.

Além disso, o uso de força letal foi autorizado nesta segunda-feira (4/9).