publicidade
publicidade
Mundo

Nova York aprova lei que permite compra e cultivo da maconha para uso pessoal

A medida deve ser sancionada pelo governador Andrew Cuomo, que tornará o estado o 15º a descriminalizar a prática nos Estados Unidos (EUA).

Publicado:


A lei permitirá a maiores de 21 anos comprar maconha e cultivar plantas para o consumo pessoal — © Reprodução/Cardiologiahmt
A lei permitirá a maiores de 21 anos comprar maconha e cultivar plantas para o consumo pessoal — © Reprodução/Cardiologiahmt

Nova York aprovou nesta terça-feira (30/03) um projeto de lei que permite o uso recreativo da maconha entre adultos. A medida deve ser sancionada pelo governador Andrew Cuomo, que tornará o estado o 15º a descriminalizar a prática nos Estados Unidos (EUA).

“Esta legislação histórica dá justiça a comunidades marginalizadas há muito tempo, abraça uma nova indústria que vai fazer a economia crescer e estabelece garantias de segurança substanciais para a população”, afirmou Cuomo em um comunicado.

Conforme o texto, será permitido que pessoas maiores de 21 anos comprem maconha e cultivem a planta para consumo pessoal, com um plano para que parte dos recursos arrecadados seja destinado ao tratamento contra a dependência química e à campanhas de educação.

O estado também eliminará de forma automática os antecedentes de pessoas condenadas por crimes relacionados à maconha, além da eliminação das multas por posse de até 85 gramas do entorpecente – novo limite de posse particular – e será ampliado o programa de uso medicinal da maconha.

“A legalização da maconha é um imperativo da justiça racial e criminal, e a votação de hoje é um passo crítico em direção a um sistema mais justo”, disse a procuradora-geral de Nova York, Letitia James, em um comunicado após a vitória por 43 a 20 no Senado estadual.

*com informações de Agências
veja também

Rosemond Brown, de Gana, cumprirá três meses de detenção | © Reprodução
Mundo
Justiça condena à prisão atriz que postou foto sem roupa com filho de 7 anos

A publicação foi feita em julho do ano passado. Na ocasião, ela foi bastante criticada, deletou a publicação e se desculpou.


Adolescente comeu escovas de dente
Mundo
Adolescente que engoliu 16 escovas de dente se recupera após cirurgia

Além de engolir as 16 escovas, o adolescente engoliu 1 prego.


Mulheres sendo depiladas por pastor
Mundo
Vídeo de pastor depilando fiéis em “ato profético” viraliza

As mulheres que se submetem à depilação feita pelo pastor, supostamente, atraem o espírito santo.


A polícia foi ao local após o telefonema de um adolescente de 15 anos | © Reprodução/Hugo Gloss
Polícia
Crianças abandonadas pelos pais viviam há um ano com corpo de irmão dentro de casa

Os meninos mais novos, de 7 e 10 anos, eram cuidados pelo irmão mais velho, de 15 anos, e pareciam "desnutridos".