Maior chuva de meteoros da história encerra o mês de maio nesta terça (31)

Segundo especialistas, esta pode ser a maior tempestade de meteoros da história. O fenômeno ocorrerá das 0h às 3h da madrugada de terça.

Chuva de Meteoros | © Reprodução

Chuva de Meteoros | © Reprodução

Na madrugada desta terça-feira (31), os brasileiros poderão contemplar mais um fenômeno astronômico. Trata-se da chuva de meteoros Tau-Herculídeas, que segundo especialistas, pode ser a maior tempestade da história! A última desse nível ocorreu em 1833.

De acordo com os astrônomos, o espetáculo será melhor observado nos EUA e no México. No entanto, aqui no Brasil, a chuva poderá ser vista nas regiões Nordeste, Sul e Norte. Sendo esta última a que, possivelmente, terá a visão mais privilegiada de todas, conforme afirmou Marcelo Domingues, da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), ao portal G1.

O fenômeno astronômico terá duas chuvas, segundo Domingues. A primeira deve ocorrer à meia-noite, horário de Brasília, e terá duração de cerca de 15 minutos. Já a segunda chuva deve surgir por volta das 2h, e durará mais tempo, entre 20 e 30 minutos.

Quem quiser observar a passagem da Tau-Herculídeas, basta ficar atento ao céu a partir das 23h desta segunda-feira (30) até às 3h da terça-feira. Não é necessário o uso de equipamento para os olhos. Além disso, é importante ressaltar que a visão do fenômeno também depende das condições climáticas da sua cidade.