Histórico: Índia ultrapassa China e se torna o país mais populoso do mundo

Atualmente, a Índia tem 1,428 bilhão de habitantes, e a China tem 1,425 bilhão de habitantes.

Índia tem uma população mais jovem e taxa de fertilidade mais alta | © Taka/ Agbphoto

Índia tem uma população mais jovem e taxa de fertilidade mais alta | © Taka/ Agbphoto

A Índia está ultrapassando cada vez mais a China e tem se tornado o país mais populoso do mundo, segundo projeções da Organização das Nações Unidas (ONU), que previu que isso aconteceria até o fim de abril.

Durante séculos, a China foi a nação mais populosa do planeta, mas tem perdido o seu posto. Esse acontecimento se torna histórico e um fim de uma era. De acordo com os dados fornecidos, atualmente, a Índia tem 1,428 bilhão de habitantes, e a China tem 1,425 bilhão de habitantes.

Isso pode estar atrelado ao fato de que o país da Ásia Oriental possui uma população mais envelhecida, que já passou pela instauração da política do filho único, em 1980, o que contribuiu para a estagnação do crescimento populacional.

Já a Índia tem uma população mais jovem e taxa de fertilidade mais alta. Além disso, a taxa da mortalidade infantil tem caído nas últimas três décadas. O país tem mais bebês nascidos a cada ano do que em qualquer outro país, enquanto na China há mais mortes a cada ano.

Segundo as projeções da ONU, em 2050, a população chinesa vai ser 8% menor do que a atual, enquanto a população indiana deve continuar crescendo cerca de 50% a mais.