Ex-primeiro ministro do Japão morre após atentado enquanto discursava

Abe discursava em apoio a Kei Sato, membro da Câmara Alta do Parlamento que está concorrendo à reeleição na cidade de Nara.

Ex-primeiro ministro do Japão Shinzo Abe | © Reprodução

Ex-primeiro ministro do Japão Shinzo Abe | © Reprodução

O ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, morreu, na manhã desta sexta-feira (8/07), após ser alvo de um atentado a tiros no momento em que discursava em uma rua na cidade de Nara, durante a campanha do Partido Liberal Democrático (PLD) para as eleições parlamentares que estão previstas para acontecer neste domingo, 10 de julho.

No momento do atentado, Abe discursava em apoio a Kei Sato, membro da Câmara Alta do Parlamento que está concorrendo à reeleição na cidade de Nara. A polícia do país chegou a deter o suspeito, Tetsuya Yamagami, logo depois do atentado.

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), lamentou a morte do ex-primeiro ministro do Japão. Por meio de uma nota em seu perfil oficial no Twitter, Bolsonaro afirmou que Abe era um líder brilhante e que foi um grande amigo do Brasil.

“Recebo com extrema indignação e pesar a notícia da morte de Abe Shinzo, líder brilhante e que foi um grande amigo do Brasil. Estendo à família de Abe, bem como aos nossos irmãos japoneses, a minha solidariedade e o desejo de que Deus cuide de suas almas neste momento de dor”, disse Bolsonaro na rede social.