Deputado turco sofre infarto no Parlamento após discurso contra Israel: “não poderá escapar da ira de Alá”

O ministro da Saúde da Turquia, informou que o deputado está internado na UTI do hospital, recebendo os cuidados necessários.

Deputado Hasan Bitmez | © Reprodução

Deputado Hasan Bitmez | © Reprodução

O deputado Hasan Bitmez, de 54 anos, teve um infarto logo após proferir um discurso no Parlamento da Turquia sobre o conflito entre Israel e o grupo Hamas. O episódio foi registrado pelas câmeras da casa legislativa.

Bitmez encerrou seu discurso criticando veementemente o posicionamento de Israel no conflito. “Mesmo que a história permaneça em silêncio, a verdade não permanecerá em silêncio. Eles acham que, se se livrarem de nós, não haverá problema. Não conseguirão escapar do tormento da consciência. Mesmo que você escape do tormento da história, não poderá escapar da ira de Alá”, afirmou. Segundos depois, o deputado caiu ao chão, inconsciente.

O político foi prontamente socorrido por colegas parlamentares, e um deles chegou a realizar massagem cardíaca enquanto aguardavam a chegada da equipe médica. Durante a queda, Bitmez bateu a cabeça no chão de mármore, agravando a situação.

De acordo com informações da BBC, Bitmez é diabético e utiliza dois stents cardíacos. Ele foi removido do Parlamento em uma maca e levado às pressas para o Hospital Municipal de Ankara Bilkent.

O ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca, informou por meio do antigo Twitter, agora chamado de “X”, que o deputado está internado na UTI do hospital, recebendo os cuidados necessários.