Com abstenção de 69% partido de Nicolás Maduro vence na Venezuela

Com o controle do Parlamento, Maduro ganhará mais poder internacional para granjear investimentos e tentar tirar o país da crise

Nicolás Maduro (Reprodução)

Nicolás Maduro (Reprodução)

O boicote da oposição  caracterizou uma abstenção de 69% dos eleitores, com isso, o partido de Nicolás Maduro venceu as eleiçoes na Venezuela e retomou o controle do parlamento. A eleição ocorreu nesse omingo (06/12).

Em Caracas, capital do país, as filas para colocar gasolina eram maiores que as de eleitores nos centros de votação, o que abriu caminho para que o chavismo voltasse a ser maioria Parlamento.

Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), o comparecimento às urnas foi de 31% do eleitorado. Cerca de 5,2 milhões de eleitores votaram.

Com o controle do Parlamento, o sucessor de Hugo Chávez ganhará mais poder internacional para granjear
investimentos e tentar tirar o país da crise.

A maioria da oposição alegou que haveria fraudes, e não participou dessas eleiçoes. O Grande Polo Patriótico apoiado pelo presidente Nicolás Maduro, obteve 67,7% dos 5,2 milhões de votos apurados em um primeiro boletim, enquanto o setor de oposição que rompeu um boicote liderado por Juan Guaidó obteve 18%.

Victor Álvarez, economista e ex-ministro de Indústrias do Governo de Hugo Chávez, declarou que a nova Assembleia “muda o marco legal”.

“É o primeiro passo para que as novas leis aprovadas tenham reconhecimento internacional”, afirmou, embora dificilmente a votação seja reconhecida pela maioria dos países ocidentais.

Venezuela