Chapare: Pesquisa aponta que sintomas do vírus são parecidos aos do ebola e dengue

Segundo pesquisadores, infectados podem ter recebido diagnósticos errados, uma vez que o vírus tem os mesmos sintomas do ebola e dengue

Novo vírus Chapare tem os mesmo sintomas que os da dengue e ebola — © Reprodução

Novo vírus Chapare tem os mesmo sintomas que os da dengue e ebola — © Reprodução

Um vírus raro e letal identificado por pesquisadores da Bolívia, chamou atenção da imprensa mundial ao longo desta semana. Trata-se do Chapare, um vírus que segundo os pesquisadores causa febre hemorrágica e produz sintomas semelhantes aos do ebola e da dengue.

O estudo foi divulgado na última segunda-feira (16/11), e faz parte de um relatório anual da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene.

As informações divulgadas pelos pesquisadores, levantam questionamentos sobre um possível novo surto mundial. De acordo com o documento, o vírus já causou pelo menos cinco infecções nas proximidades da capital do país, em La Paz, no ano de 2019, três dessas pessoas não resistiram e morreram.

A boa notícia é que o Chapare não é tão transmissível quanto o novo coronavírus, responsável pela Covid-19 e pela morte de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Estudiosos já haviam alertado sobre o Chapare:

O novo vírus boliviano já havia sido alertado por pesquisadores da Bolívia e do Estados Unidos, em 2008. Eles haviam presenciado um pequeno foco de febre hemorrágica em um vilarejo na província de Chapare, no Norte da Bolívia.

Falsos diagnósticos:

Os pesquisadores alertaram ainda sobre os falsos diagnósticos do vírus Chapare, que poderiam ter circulados de  forma incógnita em pessoas nos últimos anos. Desta forma, é possível que os infectados possam ter recebido um diagnóstico referente a dengue já que o vírus tem os mesmo sintomas.

Novo vírus Chapare tem os mesmo sintomas que os da dengue e ebola — © Reprodução