Caixão da rainha Elizabeth II passa a ser exposto neste domingo

Segundo o Palácio de Buckingham, o enterro da monarca será daqui a uma semana, no dia 19 de setembro.

Homenagens à rainha Elizabeth II — Foto: LOIC VENANCE / AFP

Homenagens à rainha Elizabeth II — Foto: LOIC VENANCE / AFP

Após três dias da morte da rainha do Reino Unido, Elizabeth II, na última quinta-feira (8/09), o caixão da monarca será exposto neste domingo (11) no Palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo, na Escócia.

A família real organiza o velório e o enterro há décadas e nomeou o plano de London Bridge, ou a “Ponte de Londres”, em referência à forma como a primeira-ministra Liz Truss é informada do falecimento da soberana: “London Bridge is down”.

A data da morte da rainha é conhecida como o “Dia D”. Desta forma, os próximos dias, a partir de hoje, serão identificados como D+2, D+3, D+4 até o D+ 10.

Segundo o Palácio de Buckingham, o enterro da monarca será daqui a uma semana, no dia 19 de setembro. Até lá, o caixão da rainha será transportado por vários lugares na Escócia e em Londres, onde ela poderá ser homenageada.

O destino final do caixão será na capela em memória do rei George VI, um anexo à capela principal, onde foram enterrados os pais da rainha e se encontram as cinzas de sua irmã, a Princesa Margaret.

A rainha Elizabeth II será enterrada ao lado do seu marido, o príncipe Philip. Para isso, o caixão dele será desenterrado da Capela de St George.