Após Covid-19 e varíola dos macacos, mundo conhece novo vírus

O vírus foi nomeado pelos cientistas chineses como Langya henipavirus (LayV), que já infectou 35 pessoas na China.

Langya Henipavírus | © Reprodução

Langya Henipavírus | © Reprodução

Cientistas chineses publicaram, na revista científica The New England Journal of Medicine, um alerta sobre a identificação de um novo vírus na China.

O vírus foi nomeado por eles como Langya henipavirus (LayV), que já infectou 35 pessoas e foi relacionado a indivíduos que mantêm contato frequente com animais. O Centro de Controle de Doenças de Taiwan confirmou a informação.

Esta é a primeira vez que o vírus é identificado em humanos. O patógeno é da família Henipavirus, que inclui outras duas espécies já identificadas, os vírus Hendra e Nipah.

As duas doenças causam quadros graves e ainda não têm tratamento. De uma forma geral, os vírus desta família têm taxa de letalidade entre 40% e 75%.

O Nipah foi descoberto em 1999 na Malásia e em Singapura, e foi responsável por 100 mortes em 300 casos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o patógeno na lista de vírus com potencial pandêmico.

Segundo os pesquisadores, nenhum dos pacientes infectados pelo Langya morreu ou teve caso grave. Os indivíduos infectados apresentaram sintomas comuns de gripe, como febre, fadiga, tosse, náuseas, perda de apetite, dores musculares, dor de cabeça e vômito.

*Com informações de Metrópoles