Após 15 dias de buscas, brasileira é encontrada em Paris com pés e punhos machucados

A brasileira contou que foi fechada em uma casa abandonada, mas que não se lembra do que aconteceu.

Brasileira é encontrada 15 dias depois em Paris | © Arquivo pessoal

Brasileira é encontrada 15 dias depois em Paris | © Arquivo pessoal

Após 15 dias de buscas, a brasileira Fernanda Santos de Oliveira, de 44 anos, que estava desaparecida em Paris, na França, foi encontrada com os pés e os punhos machucados, pela polícia da capital francesa nesta segunda-feira (22/05). A informação foi repassada à imprensa por parentes e pelo grupo responsável pela busca.

Segundo informações do G1, Fernanda retornou para o apartamento onde morava nesta segunda. Ela foi vista por vizinhos, que acionaram a polícia.

De acordo com Nellma Barreto, responsável pela Associação Mulheres na Resistência de Paris, a brasileira contou que foi fechada em uma casa abandonada, mas que não se lembra do que aconteceu. A mulher também disse que saiu para trabalhar e se perdeu, e que voltou com a ajuda de um papel que foi entregue a ela.

“Ela disse que estava fechada em uma casa abandonada durante esses dias todos, em um lugar muito distante de Paris. Ela fala que não lembra por quem [foi fechada] nem onde. Só lembra que alguém deu um papel para ela com o endereço da casa dela, e aí simplesmente ela voltou”, disse Nellma Barreto.

Ainda segundo a responsável pela ONG, a mulher foi encontrada com os pés e punhos machucados. “Ela estava calçada, mas com os pés bem machucados, como quem andou muito. Também tem uma marca nos punhos, como [se] alguma coisa [estivesse] apertando ali. Ela não sabe dizer o que foi. Está aparentemente muito fraca, abatida e debilitada”, acrescentou.

Por esse motivo, Fernanda foi levada pelos policiais ao hospital Hôtel-Dieu de Paris, para a realização de uma bateria de exames, para saber se ela foi vítima de violência. Em seguida, ela foi internada no Hospital Policial Saint Anne. “Ela vai ficar hospitalizada pelos próximos dias, recebendo todo o atendimento médico que precisa”, explicou a voluntária.

As informações do grupo responsável pela busca ainda dão conta de que o cartão da brasileira foi usado duas vezes enquanto ela estava desaparecida, mas ela não lembra do que aconteceu. A polícia francesa continuará investigando o caso, para saber se o caso se tratou de um surto, ou se a mulher ficou em cárcere privado.

Os familiares de Fernanda estão a caminho de Paris para trazê-la de volta ao Brasil.

Relembre o caso

A brasileira Fernanda Santos de Oliveira, 44 anos, natural de São Paulo, desapareceu em Paris no dia 6 de maio. Desde então, as autoridades locais buscavam pela mulher, que chegou a ser vista dois dias depois do registro do seu desaparecimento.

Segundo o comunicado da polícia francesa, Fernanda foi vista no departamento Sena e Marne, nos dias 8 e 9 de maio, em posse de um passaporte e um passe de transporte.

A brasileira mora sozinha na capital francesa há quase 1 ano, e trabalhava em um restaurante de um hotel. Após ela ficar cinco dias sem entrar em contato, os familiares resolveram ligar para o local de trabalho e foram informados de que ela não aparecia para trabalhar há dias.

Segundo informações da polícia, na última vez em que foi vista, Fernanda tinha saído de sua casa apenas com uma bolsa de mão, um patinete e o passaporte, sem documentos pessoais e celular.