Alagoana atuou no Afeganistão e em mais 10 países pelo Médicos Sem Fronteiras

Renata Santos é natural de São Miguel dos Campos.

Renata Santos no Afeganistão - @Divulgação

Renata Santos no Afeganistão - @Divulgação

A alagoana de São Miguel dos Campos, Renata Santos, foi reconhecida como um dos grandes destaques da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF). A psicóloga, que tem apenas 37 anos, é a presidente do Conselho da MSF-Brasil, que gerencia 214 profissionais brasileiros que atuam em todo o mundo.

Renata tem a experiência de ter atuado em pelo menos 11 projetos internacionais, em países como Iraque, Líbano, Moçambique e Turquia. Ela também trabalhou na tragédia de Brumadinho, onde integrou a equipe de saúde mental. “Dependendo do trabalho, não temos tempo nem de mandar mensagens para os amigos”, pontuou.

A psicóloga também trabalhou no Afeganistão em 2014, um ano atípico por se tratar de um período eleitoral. Em entrevista ao O Globo, ela contou sobre um episódio de muita tensão que viveu naquele primeiro semestre no país.

“Havia um clima tenso no ar. No dia anterior, escutamos barulhos de bombas cada vez mais próximos”, recorda-se. Ao perceber o tremor, Renata correu para uma espécie de bunker com sua mala de cinco quilos, que precisa estar sempre pronta para situações como esta. O alívio, porém, veio logo em seguida: a casa onde estava abrigada não havia sido bombardeada. O balanço fora causado, na verdade, por um… terremoto.

Sobre sua cidade natal, a alagoana contou que são poucos os momentos em que consegue voltar para casa, mas que quando volta para Alagoas, faz o possível para aproveitar cada segundo da visita e valorizar o tempo ao lado dos pais e irmãos.