Tiradentes: quem foi o homem por trás do feriado?

Conheça a história de Joaquim José da Silva Xavier, o mártir da Inconfidência Mineira e herói nacional.

Tiradentes | Reprodução

Tiradentes | Reprodução

Tiradentes, cujo nome real era Joaquim José da Silva Xavier, nasceu em Minas Gerais, Brasil, em 1746. Ele era filho de portugueses e cresceu em uma família humilde. Ao longo de sua vida, Tiradentes desempenhou várias profissões, incluindo dentista, minerador, comerciante e alferes, cargo que lhe permitia comandar um pequeno grupo de soldados.

Tiradentes foi um dos líderes da Inconfidência Mineira, um movimento separatista que tinha como objetivo acabar com o domínio português no Brasil e tornar Minas Gerais uma república independente. Ele foi preso pelas autoridades coloniais em 1789, julgado e condenado à morte por enforcamento e esquartejamento em 1792.

Apesar de não ter sido o líder mais proeminente do movimento, Tiradentes se tornou o seu símbolo mais conhecido e é amplamente lembrado como um herói nacional no Brasil. Ele é considerado um mártir e um mártir da causa da independência brasileira, que foi conquistada mais de três décadas após a sua morte.

Em 1965, Tiradentes foi declarado patrono cívico da nação brasileira, e desde 1890, 21 de abril é feriado nacional em homenagem a ele. Tiradentes é retratado em várias obras de arte e é lembrado como um exemplo de coragem, bravura e devoção à liberdade.