MG: Bombeiros confirmam 17 mortes em acidente com ônibus de Alagoas

Polícia Civil diz que veículo caiu de altura de 35 metros. Acidente aconteceu nessa sexta-feira (4) em João Monlevade.

Ônibus caiu de aproximadamente 15 metros de altura, segundo a PRF — © Reprodução/Redes Sociais

Ônibus caiu de aproximadamente 15 metros de altura, segundo a PRF — © Reprodução/Redes Sociais

Pelo menos 17 alagoanos estão entre os mortos no acidente ocorrido na cidade de João Monlevade, na Região Central de Minas Gerais, nessa sexta-feira (04/12). As vítimas estavam no ônibus que caiu de um viaduto na BR-381. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros (CB).

Conforme o último balanço divulgado pela polícia, 46 pessoas se envolveram no acidente. Ainda segundo a Corporação, outras 27 pessoas feridas foram resgatadas e encaminhadas ao Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, sendo três em estado grave. Todos estão entubados.

O acidente aconteceu por volta das 13h30. O ônibus, que saiu de um povoado na zona rural de Mata Grande, município localizado no interior de Alagoas, na manhã de quinta-feira (3), tinha como destino final a cidade de São Paulo. O veículo pertence a empresa Localima Turismo.

Em nota a empresa lamentou o ocorrido e afirmou transportar passageiros dentro das regras, e que tem autorização de órgãos fiscalizadores, como ANTT (Agência nacional de Transportes) e PRF (Polícia Rodoviária Federal). “Foi uma fatalidade que gostaríamos de ter evitado”, afirmou.

Testemunhas informaram que quando estava passando pela ponte, que fica acima de uma linha férrea, no sentido Belo Horizonte da via, o ônibus “perdeu o controle após uma suposta falha mecânica no freio, chocando o retrovisor com um caminhão que estava no local”.

“Nesse momento, o condutor gritou que havia perdido os freios e o ônibus começou a voltar de ré, descontrolado, batendo na proteção lateral da ponte. Nesse momento, 6 pessoas conseguiram pular do ônibus antes que ele caísse, incluindo o motorista, que ainda não foi localizado”, disse os Bombeiros.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e informou que o veículo caiu de uma altura de 35 metros. Os agentes também receberam a informação de que o motorista foi um dos que pulou do veículo e depois fugiu. Além dele, outros cinco passageiros conseguiram escapar do ônibus antes da queda.

Vídeo antes do acidente

Um dos passageiros que estava no acidente envolvendo um ônibus de uma empresa de turismo de Mata Grande, interior de Alagoas, em João Monlevade, Minas Gerais, gravou um vídeo momento antes da tragédia. Em um trecho da gravação, Clemilton Santos do Nascimento diz que “a viagem está tranquila”.

Corpo de Bombeiros trabalharam no resgate das vítimas — © Vladimir Vilaça/TV Globo