Vídeo: Expedição do BR104 mostra impacto da devastação da Serra do Frios

O objetivo do documentário é apresentar o tamanho da devastação que tem sido feita no espaço ao longo dos anos, assim como as causas, e propor possíveis soluções para o problema.

Jornalista Genisete Lucena e Marcos Diniz, Técnico de Gerência de Fauna do IMA | © BR104

Jornalista Genisete Lucena e Marcos Diniz, Técnico de Gerência de Fauna do IMA | © BR104

O documentário “Expedição Serra dos Frios“, produzido pelo BR104, com reportagem de Genisete Lucena, convida os espectadores a acompanharem a subida da Serra com a companhia do IMA, através de Marcos Diniz, o Técnico de Gerência de Fauna. O objetivo dessa excursão é apresentar o tamanho da devastação que tem sido feita no espaço ao longo dos anos, assim como as causas, e propor possíveis soluções para o problema.

A história da Serra é relatada por Marcos na medida em que guia a equipe pela região, apresentando todas as modificações que ela sofreu com o passar do tempo, como, por exemplo, árvores cortadas, espaços de terra devastados, presença de gramas, etc. Além disso, também é mostrada a resistência da natureza no local, que insiste em permanecer viva ou que espera ao menos uma oportunidade para ressurgir.

Segundo o Técnico, a área dos Frios, antigamente, era hereditária. “Foi um dote dado a alguém que tinha posses na época, que herdou essa região, que hoje é denominada como Região dos Frios, e com o passar do tempo essa área foi sendo fragmentada e sendo ocupada por alguns posseiros, posseiros esses que além de querer ocupar e fazer uso da área, trouxe com eles esse costume de desmatar para poder plantar, poder criar e fazer das áreas, áreas agropastoris”, diz ele.

Assista ao documentário completo no topo da matéria.