Ufal cria equipamento que auxiliará na intubação de pacientes com Covid-19

Atualmente, o equipamento está sendo utilizado apenas em laboratório nos treinamentos dos profissionais da área.

Equipamento auxiliará na intubação de paciente com Covid-19 — @ Ufal

Equipamento auxiliará na intubação de paciente com Covid-19 — @ Ufal

Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com o Laboratório de Fabricação Digital (Fab Lab) produziram 22 lâminas que permitirão a visualização de imagens 3D em laringoscópios. O material está sendo desenvolvido no  Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da universidade.

Segundo as informações extraídas do site da Ufal, o equipamento vai contribuir para o treinamento de profissionais da Saúde que atuam em procedimentos de intubação em pacientes com estado elevado da Covid-19. Os pesquisadores informam que, a visualização é importante para que o paciente tenha um processo de intubação com o menor desconforto possível.

De acordo com o coordenador de pesquisas e novas fronteiras do LCCV, Adeildo Júnior, os equipamentos já estão disponíveis para a distribuição, mas apenas para uso nos treinamentos dos profissionais da área.

– Os recursos para esse projeto foram financiados por dois projetos, um da Ufal junto ao MEC e outro em convênio com o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas. Por enquanto, os equipamentos só serão utilizados nos treinamentos – disse o pesquisador.

O professor explicou ainda que, o desenvolvimento dos laringoscópios faz parte de uma extensão do LCCV que auxiliará no combate à pandemia do novo coronavírus e pode ser utilizado uma única vez, já que o custo de sua produção é baixo.

– Para que esses equipamentos possam ser utilizados diretamente na intubação dos pacientes, precisamos melhorar o processo de esterilização e ter a autorização da Anvisa. Os equipamentos podem ser até utilizados em um só paciente e descartados, porque a produção tem baixo custo – esclarece o Adeildo.