publicidade
publicidade
Maceió

Tradicionais feiras livres possibilitam geração de emprego e renda para famílias maceioenses

Semtabes estuda novo cadastro de feirantes para organizar e reordenar espaços de comercialização e trazer políticas públicas para os locais.

Publicado:


Feiras livres são espaços tradicionais de comercialização espalhados em diversos pontos da cidade | © Assessoria
Feiras livres são espaços tradicionais de comercialização espalhados em diversos pontos da cidade | © Assessoria

As feiras livres preservam a tradição e a qualidade de produtos fresquinhos e uma boa troca de conversa entre quem comercializa e a clientela. Mas, mais do que a sobrevivência de um espaço popular dentro de grandes centros urbanos como Maceió, as feiras livres garantem renda e emprego para as famílias.

A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), que administra mercados e feiras na capital, estuda realizar um novo cadastro dos feirantes e o recadastramento de permissionários para organizar e reordenar os espaços na capital. Titular da Semtabes, Maurício Filho, explica que a necessidade da iniciativa parte de conseguir ter a dimensão de feirantes nos equipamentos públicos e definir políticas públicas direcionadas para os comerciantes.

“Sabemos que as feiras livres da capital têm um papel importante na valorização das comunidades onde estão instalados esses espaços de comercialização. Elas são mais tradicionais e geralmente o trabalho nas bancas envolve a mobilização de toda a família. Por isso, a necessidade de conseguir realizar um cadastro para direcionar políticas públicas para essas comunidades”, ressalta Maurício Filho.

A Feira da Jatiúca é um dos espaços de comercialização, que gera emprego e renda para as famílias. O ponto é convencional para moradores da parte baixa da cidade, ela é a preferida dos moradores do bairro e da vizinhança, como Pajuçara e Ponta Verde. As bancas da feira livre ficam posicionadas em duas ruas do bairro e por lá tem barracas de primos, tias, mãe e filha, um trabalho que envolve 55 pessoas diariamente conquistando renda.

É essa tradição de família que move a feirante Maria Edineide Ferreira, 43 anos, que tem origens familiares no sertão alagoano. Neide possui uma banca na feira livre há 17 anos e comercializa condimentos, especiarias e utensílios para o lar. O ponto alto da Neide Temperos são as fabricações artesanais dos produtos Sal de Ervas e Tempero Baiano.

Na banca da Neide, na Feira da Jatiúca, ela e o marido trabalham garantindo renda para a família | © Assessoria

Na banca da Neide, na Feira da Jatiúca, ela e o marido trabalham garantindo renda para a família | © Assessoria

“O Sal de Ervas é uma receita da minha avó, que fazia socando tudo no pilão e só usava esse tempero. Hoje eu uso a máquina de moer e passei a comercializar durante a pandemia, quando as pessoas começaram a cozinhar mais”, conta a feirante.

A Semtabes também tem em andamento o projeto de instalação de novas feiras livres organizadas em Maceió, a exemplo do Rio Novo e do conjunto Paraíso do Horto. “Queremos melhorar esses espaços e estimular a geração de emprego e renda na capital. E contamos com o apoio da população para se fazer presente e prestigiar nossas feiras e mercados públicos locais”, atenta Maurício Filho, titular da Semtabes.

*Assessoria
veja também

Atendimentos nesta quinta-feira se concentraram no Reginaldo (Poço) | © Assessoria
Maceió
Prefeitura de Maceió leva ações de saúde para a casa das pessoas na comunidade do Reginaldo

Profissionais de saúde percorreram toda a comunidade levando atendimentos até a casa dos moradores.


Prefeitura de Maceió realiza Festival da Juventude | © Reprodução
Maceió
Prefeitura de Maceió realiza primeira edição do Festival da Juventude

Evento é gratuito e acontecerá nesta sexta (12) e no sábado (13).


Cão sendo resgatado | © Reprodução
Maceió
Cão é resgatado de córrego em bairro de Maceió

Populares que acompanharam o resgate não sabem informar se o animal caiu ou foi jogado no córrego.


Secretária de Saúde de Maceió | © Assessoria
Maceió
Saúde da Gente garante atendimento veterinário na parte alta de Maceió

Programa assegura saúde dos animais por meio de vacinação antirrábica, consultas e outros atendimentos clínicos.


Aprovados serão lotados nas unidades da Semas em que houver necessidade | © Assessoria
Maceió
Inscrições do Processo Seletivo da Semas iniciam nesta terça (9) e seguem até quarta

São 98 vagas para diversos cargos; as inscrições estão sendo feitas no site da Semas.