Sismógrafos registram redução de tremores na mina 18 da Braskem, diz Defesa Civil

"Sismógrafos instalados na região, monitorados diariamente pela nossa equipe, mostram que houve uma redução nos abalos nos últimos dias", disse o coordenador da Defesa.

Mina 18 | © OVNI áudios e vídeos

Mina 18 | © OVNI áudios e vídeos

A Defesa Civil informou, nesta terça-feira (19/12), que os sismógrafos instalados no bairro do Mutange, em Maceió, registraram redução nos tremores nas proximidades da mina 18 da Braskem, que colapsou no último dia 10.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobrega, o monitoramento na área é feito de forma contínua. Tal acompanhamento permite observar qualquer mudança.

“Esse acompanhamento é feito de forma contínua. Com isso, podemos acompanhar as atividades sísmicas no local. Sismógrafos instalados na região, monitorados diariamente pela nossa equipe, mostram que houve uma redução nos abalos nos últimos dias. Essa informação é constatada a partir da média de abalos registradas nos últimos dias”, disse o coordenador ao site TNH1.

Ainda segundo Abelardo, aparentemente, o quadro da mina 18 está estável. No entanto, é necessário fazer um estudo detalhado com novos dados.

“Estamos aguardando novos estudos. Foram instalados novos equipamentos (DGPS) nas proximidades da mina, que vão nos dar o deslocamento superficial dela. Esses novos dados, junto com um estudo detalhado do local, poderão confirmar uma situação de normalidade ou não. Aparentemente, pelos últimos dados que temos, há uma situação de estabilidade, porém só essa sequência de dados poderá confirmar”, explicou.