Saúde de Maceió intensifica ação de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis

As ações de conscientização acontecem até esta sexta-feira (25).

Ação de conscientização de combate a doenças sexualmente transmissíveis – © Ascom/Prefeitura de Maceió

Ação de conscientização de combate a doenças sexualmente transmissíveis – © Ascom/Prefeitura de Maceió

Com a proximidade do feriado de Carnaval, a Gerência de Infecções Sexualmente Transmissível (IST), Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Maceió alerta para a importância dos cuidados com a saúde, principalmente para evitar as doenças sexualmente transmissíveis. Os preservativos, tanto masculinos quanto femininos, são importantes aliados nesta luta.

Como em 2022 os festejos carnavalescos estão suspensos devido à pandemia da Covid-19, as ações de conscientização se concentram em Unidades de Saúde da capital e visam alertar os usuários sobre a importância da prevenção dessas infecções, além de fornecer informações sobre os locais onde as pessoas podem buscar ajuda e tratamento.

Uso do preservativo

Além das unidades de saúde, a população pode fazer a retirada de preservativos masculinos e femininos na recepção do prédio sede da Secretaria de Saúde e no Bloco I do PAM Salgadinho. Empresas privadas e outros órgãos públicos também podem solicitar preservativos à Gerência de ISTs para a distribuição entre seus funcionários.

Em caos de infecção, onde buscar ajuda?

Os usuários que estejam com suspeita de infecções sexualmente transmissíveis devem procurar a unidade de saúde mais próxima para a realização de testes rápidos. Em caso de infecção por sífilis, o paciente é tratado na própria unidade de saúde. Já se for um caso de HIV ou hepatites, o usuário é encaminhado para o Bloco I do PAM Salgadinho, local de referência para o tratamento dessas duas doenças.

*Assessoria